Vela brasileira

Por: Redação -
09/08/2016

O jovem velejador Jorginho Zarif, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 pela Classe Finn, fez sua estreia na tarde desta terça-feira, 9, na Arena Marina da Glória, onde tiveram início as regatas classificatórias. Nas duas primeiras competições, Jorginho alcançou, respectivamente, o 4º e o 6º lugar. Aos 23 anos, Jorginho já carrega títulos de campeão mundial, bicampeão mundial junior, bicampeão sul-americano, tetracampeão brasileiro, participação na Olimpíada de Londres, além de ter sido eleito o melhor atleta olímpico brasileiro em 2013. O atleta é um dos favoritos da Classe Finn e uma das nossas maiores promessas, não só pelas conquistas recentes, mas também por ser íntimo da raia da Baía de Guanabara. 

Incentivado pelo pai, Jorge Zarif, Jorginho iniciou no esporte na escolinha do Yacht Club Paulista, às margens da Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Percebendo o desinteresse do filho, Jorge levou Jorginho, então com 9 anos, para velejar no mar, em um barco de 30 pés. Aí, as coisas mudaram. “O barco era mais rápido e eu gostava de tudo a bordo, da quantidade de tripulantes, das manobras e até das brigas entre os adultos. Foi quando tomei gosto pelo esporte”, diverte-se. Com o tempo, Jorginho migrou para a classe Finn, aproveitando o tipo físico ideal para a categoria (1,91 m de altura e 95 kg) e por causa do apelo emocional, já que seu pai era velejador de Finn e chegou a vencer uma regata da Finn Gold Cup — coincidentemente, na Baía de Guanabara.

Foto: Pedro Martinez

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico