Iguana 29 se desloca na terra ou na água e dispensa a carreta
Eis um barco que dispensa a carreta, porque já vem com o próprio meio de locomoção em terra firme. Este é o Iguana 29 (marinha, como a das Ilhas Galápagos), que usa duas esteiras rolantes fixas ao casco (mas que se embutem nas laterais na hora de navegar, ao toque de um botão), para se locomover a caminho d’água, a 7 km/h. Para isso, conta com um motorzinho auxiliar que move as esteiras e, à semelhança dos tanques de guerra, avança em qualquer terreno, mesmo nos mais moles — o que, claro, inclui a areia da praia.
Não por acaso, seu estaleiro, o Iguana Yachts, fica na Normandia, região francesa famosa pelas colossais variações de maré. Se funciona mesmo? O fabricante garante que o sistema de esteiras, além de impedir que o barco atole (comum nas carretas), não interfere em nada na estabilidade e navegabilidade da lancha. Que alcança 40 nós, com um motor de popa de 300 hp. E não é só: trata-se de um barco eficiente e robusto, feito um tanque. O preço? Na Europa, o cerca de 250 mil euros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória
De regatas virtuais a papo sobre vela, salão náutico terá cinco palestrantes nesta terça-feira (30)
Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água
Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem
Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas