7 regras para seguir em um passeio de barco e não dar vexame a bordo

Por: Redação -
31/12/2017

Nem todo mundo está acostumado a passear de barco e, quando surge um convite, vêm, também, as dúvidas de como se comportar. Por isso, NÁUTICA selecionou 7 regrinhas básicas para seguir e não dar vexame. Confira:

Tire os sapatos
Barcos são como casas de japoneses: todo mundo deve entrar descalço. É uma questão de limpeza, porque barcos são brancos e esta cor não combina com solas de sapatos. Atenção especialmente às mulheres: salto alto no convés, nem pensar.

Não leve amigos junto
Barcos têm espaço limitado e o número de ocupantes não pode ultrapassar o máximo permitido, por conta da segurança. Imagine, então, se ele já estiver cheio e o último convidado a chegar for você e junto com um grupo de amigos?

Pergunte sobre o banheiro
Banheiros de barcos têm truques nas descargas do vaso. Assim, antes de passar pelo constrangimento de pedir ajuda, pergunte como ele funciona. É bem melhor antes do que depois.

Economize água
Barcos têm tanques pequenos, por isso é fundamental não desperdiçar água. Exagerar no chuveirinho na plataforma de popa ou tomar longos banhos na cabine são coisas que não se devem fazer nem em casa. Que dirá em um barco.

Não exagere na bagagem
Como já se sabe, barcos têm espaços reduzidos. Por isso, não leve para bordo nada além do necessário. E, ainda assim, acondicionado em bolsas macias, para poder guardar em qualquer cantinho a bordo.

Não faça o que não sabe
Na ânsia de querer ajudar na navegação, passageiros leigos muitas vezes acabam criando situações de risco a bordo. Portanto, só se meta a fazer o que sabe. Se não souber, pergunte ao comandante, a única pessoa a ser ouvida a bordo.

Ajude nas tarefas
A bordo, sempre há alguma coisa a fazer para ajudar na navegação — seja soltar um cabo ou prender uma defensa. Assim, na medida do possível, tente ajudar. Ou, pelo menos, se ofereça, caso necessário.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Entenda como munições da 2ª Guerra no fundo do mar são o lar de milhares de animais marinhos

    Mexilhões, anêmonas, peixes e caranguejos ocupam os espaços a poucos centímetros de cargas explosivas na costa alemã

    Médico compra primeiro barco na NX Boats e destaca "desburocracia" como principal diferencial

    Além da facilidade de compra, cliente ressalta o custo-benefício e a qualidade das embarcações

    Por trás da arquitetura de interiores náutica: cada centímetro importa

    Dupla especialista no assunto destaca 10 pontos essenciais na hora de projetar o interior de um barco

    R$ 195 mil ao ano: conheça a oportunidade de trabalho na ilha mais remota do Reino Unido

    Vaga inclui conviver com mais ovelhas do que pessoas na Ilha de Bardsey, em total conexão com a natureza e longe, inclusive, da iluminação artificial

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia