Barco especial auxilia na limpeza da Represa de Guarapiranga

Por: Redação -
03/07/2017
Foto: Divulgação
Os transformers chegaram à represa Guarapiranga. Imagine um barco que tem um braço robótico e consegue coletar grandes objetos que estão no fundo do manancial. Ele existe e foi desenvolvido pela Sabesp em parceria com a Fundação de Pesquisas Agrícolas e Florestais da Unesp. O barco pode retirar objetos como pneus, sofás e até geladeiras a seis metros de profundidade. Essa é uma das ações realizadas com o objetivo de limpar, retirar resíduos e conservar o espelho d’água da represa Guarapiranga, principal da capital.

As ações são uma iniciativa da Sabesp, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da cidade de São Paulo, que assinaram um termo de cooperação do Programa Nossa Guarapiranga. O novo acordo, assinado em março desse ano, tem validade de 12 meses e pode ser prorrogado por cinco anos.

Outra realização da Nossa Guarapiranga é a instalação de 1 100 metros de ecobarreiras (estruturas flutuantes) em diferentes pontos da represa. São boias com telas metálicas posicionadas na foz dos córregos que deságuam na represa, fazendo com que o lixo jogado nas ruas, ou não recolhido, seja contido e não invada o reservatório, já que, quando chove, esse material acaba sendo arrastado pelos córregos até o manancial.

Além disso, a Sabesp faz a recuperação da vegetação nas ilhas da represa. Um dos destaques é a Ilha da Formiga, que recebeu o plantio de 300 mudas de árvores e tornou-se ponto de lazer.

Os benefícios alcançam cerca de 1 milhão de pessoas que vivem no entorno da Guarapiranga, além das 4 milhões que são abastecidas por ela. O programa também proporciona a prática de esportes náuticos e do lazer nas águas do manancial. Desde 2011, o Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil m³ de resíduos da represa e suas margens, o que equivale a 6 000 caminhões basculantes, um veículo com uma caçamba articulada para grandes transportes, de 20 m³.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico