Veleiro Atrevida: 94 anos de história na Semana de Vela de Ilhabela

Por: Redação -
10/07/2017
Foto Kiko Moura / B1DMKT

O barco Atrevida volta a colorir de vermelho as águas do litoral norte paulista a partir de 9 de julho. Com 94 anos de história, o veleiro é um símbolo do crescimento da categoria do Clássicos na Semana de Vela de Ilhabela. Será a terceira edição seguida que a classe dos veleiros antigos e cheios de nostalgia estará no calendário de regatas do evento. Ao todo são 16 Clássicos inscritos.

“O Atrevida tem 94 anos e pelo simples fato de estar velejando neste barco já é uma experiência incrível. Dividir a raia com outros clássicos é um espetáculo, este ano teremos barcos muito importantes na raia como o Cairu III, Cangrejo, Áries III, Kamayura, Aventura, Itacibá II, Anduro, Vendetta, Kakalé, Turuna e outros barcos históricos das raias brasileiras”, disse Atila Bohn, do Atrevida. “Participamos de três edições da regata, no ano passado foi a primeira que corremos todas as regatas, antes disto não dominávamos o barco de 90 toneladas o suficiente para dividirmos a raia com muitos barcos de tamanhos diversos”.

Segundo Atila Bohn, entre os clássicos a prioridade é a originalidade do barco, a boa marinharia, velejar bem e rápido. “A classificação é apenas um tempero. Isto é o que diferencia os clássicos das outras categorias a onde o objetivo é vencer a regata”.

O Atrevida é um desenho do Cap. Net Herreshoff (Wizard of Bristol) e construção no Estaleiro Herreshoff em Bristol-RI. Fez sucesso nas regatas da Nova Inglaterra na década de 20, foi a primeira Schooner com a vela grande Marconi, em 1946 deixou o Eastern Yacht Club em Marblehead-MA e veio para o Iate Clube do Rio de Janeiro sob comando do Comodoro Jorge Bhering de Mattos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dente por dente: fóssil de peixe predador encontrado no Canadá revela nova espécie pré-histórica

    Mandíbula de 350 milhões de anos mostra que estratégia de caça evoluiu antes mesmo da forma de nadar

    Universidade flutuante: China lança primeiro navio inteligente de pesquisa oceânica

    Projetado no país, o Tongji combina autonomia, sustentabilidade e estrutura para navegar como um campus flutuante

    Lançamento: Ventura anuncia lancha de 37 pés para o São Paulo Boat Show 2025

    Nova linha de alumínio também está no radar do estaleiro para este ano, conforme revelou Marco Garcia em entrevista no Estúdio Náutica

    Pescador que salvou vidas nas enchentes do RS ganha motor novo para seu barco

    Famosa "Sucuri do Lami", lancha que fez resgates durante a cheia do Guaíba, estava parada há quase um ano pela falta do equipamento

    Semana de Vela de Ilhabela chega ao fim; veja os campeões

    Principal competição de vela da América Latina revelou seus vencedores na tarde deste sábado (26)