Com experiente tripulação, Kaikias reforça classe C30 na temporada de vela em Ilhabela

Por: Redação -
08/02/2018
Foto: Marcos Méndez

Responsável pelas disputas mais acirradas entre as classes oceânicas, a C30 estará reforçada nesta temporada pelo Kaikias, barco de Ilhabela, presente em apenas algumas regatas em 2017. O velejador de oceano Flávio Catanhede assumiu o comando da embarcação e está formando experiente tripulação com familiares e amigos para correr Copa Suzuki, Semana de Vela e Campeonato Brasileiro.

O Kaikias se junta à flotilha paulista ao lado de Caiçara, Caballo Loco, eCycle +Realizado e Barracuda, e aos catarinenses Zeus, Corta Vento e Katana Portobello, que inclusive disputou a terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Oceano em 2017, logo após a Semana de Vela, aproveitando a proximidade de datas entre as duas competições.

“Sempre velejei em outras classes de oceano, como a RGS, com meus barcos anteriores. Estou entusiasmado para competir em uma classe one design, em que não se corrige o tempo após as regatas devido às embarcações serem iguais. A C30 é uma classe que sempre me atraiu porque o barco é veloz e permite várias regulagens, mas ao mesmo tempo exige um ajuste fino, perfeito, para se obter desempenho”, afirma Catanhede.

Empolgado com mais um barco na raia, o atual tricampeão do Circuito Ilhabela e vencedor da Semana de Vela, deseja boas-vindas aos novos integrantes da C30. “A principal novidade deste ano é a equipe que irá correr com o barco 03, o Kaikias. A tripulação será formada por família paulista muito tradicional na vela. Assim, com eles na raia, esperamos uma temporada ainda mais disputada e emocionante”, enfatiza o comandante do Caiçara, Marcos de Oliveira Cesar.

O comandante do Kaikias já conta, entre os seis tripulantes, com as experiências de sua filha, da nora e de Marcelo Claro (barco Suduca), acostumados a velejar em Ilhabela e Ubatuba. “Também admiro na C30 o espírito de cooperação entre os velejadores. A rivalidade fica na água e quando necessário, todos se ajudam”, destaca Catanhede, animado para competir.

A estreia do Kaikias será em 10 de março, abertura da Copa Suzuki. Neste ano, o principal desafio das tripulações da C30 será superar o tricampeão do Circuito Ilhabela, Caiçara, que em 2017 também venceu a Semana de Vela. O Katana ficou com o título brasileiro da classe, enquanto Caballo Loco foi vice-campeão brasileiro e da Copa Suzuki.

Para a flotilha catarinense a temporada começou no último fim de semana (2 a 4/02) com o Circuito Oceânico de Florianópolis. Mesmo medindo entre os barcos IRC, maiores e teoricamente mais velozes, o C30 Zeus conquistou o terceiro lugar, chegando à frente do Katana Portobello. O barco Mahalo venceu, seguido por Itajaí Sailing Team.

                                           Calendário 2018 da Classe C30  

10, 11 e 17,18 de março XVIII CIRCUITO ILHABELA Copa Suzuki – 1ª Etapa

9, 10, 16 e 17 de junho XVIII CIRCUITO ILHABELA Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm up

20 a 28 de julho 45ª SEMANA DE VELA DE ILHABELA

25 e 26 de agosto/1 e 2 de setembro XVIII CIRCUITO ILHABELA Copa Suzuki – 3ª Etapa

24 e 25 de novembro/1 e 2 de dezembro XVIII CIRCUITO ILHABELA Copa Suzuki – 4ª Etapa e XVII Regata Volta à Ilhabela

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio