Classic Boat Festival resgata corridas na Guarapiranga

Por: Redação -
21/05/2018
Foto: Divulgação

O IV Classic Boat Festival reviveu na Represa Guarapiranga a emoção das corridas de motonáutica das últimas décadas e levou o público do Yacht Club Paulista (YCP) ao delírio. Entre os expostos no clube e os que foram para a água, cerca de 40 barcos encantaram os visitantes do YCP neste fim de semana (19 e 20/5) na Represa Guarapiranga.

As demonstrações de motonáutica, principal novidade desta edição, atraíram a atenção dos amantes da náutica e da velocidade. O ronco dos possantes motores espalhou adrenalina pelo clube e aproximou os visitantes do píer para conferir de perto os leques d’água provocados pelos barcos a cada acelerada.

O piloto Lebos Chaguri, único brasileiro no Mundial de Motovelocidade, levou para a água a Fórmula Indy de seis cilindros, que lhe deu o título no Campeonato Brasileiro de 2009, último da categoria disputado no País. “Dá vontade de voltar a correr na represa. O barulho do motor, bem ao lado do ouvido, aumenta a adrenalina, diferentemente dos barcos com cabine do campeonato mundial”, exaltou Chaguri ao desembarcar na rampa do YCP após a demonstração.

Chaguri, que morou ao lado da Guarapiranga por vários anos, manteve a originalidade de sua motonáutica após a última corrida de 2009. Fez apenas a manutenção necessária no motor para participar pela primeira vez do Classic Boat Festival. “Até o silver tape ainda está enrolado na proa”, apontou Chaguri, destacando que o barco atinge velocidade de 120 milhas (cerca de 200 km/h). O piloto foi medalha de bronze na F1 Nations Cup em 2013, resultado inédito para o Brasil. Atualmente na Fórmula 3000, voltará a correr em julho, na Malásia.

O organizador do evento, e também piloto, Sérgio Canineo ficou animado com a reação do público. “Todos que vieram, ficaram empolgados com o barulho dos motores e a beleza dos barcos. Em 2019 vamos ampliar as ações e atender com mais eficiência os visitantes e os patrocinadores. Talvez mudar a data para escaparmos do frio”, afirmou Canineo.  O Classic Boat Festival teve apoios de Farinha 101 do Moinho Santa Clara e Vintage Boat, além das colaborações de Park Land e Esquimar.

Na cerimônia de abertura, o comodoro do YCP, recém-empossado, Roberto Dotta Filho, enfatizou a parceria entre o clube e a Marinha. “É filosofia do Yacht Club Paulista preservar a memória do esporte e resgatar os valores de nossas instituições como a Marinha do Brasil”, discursou Dotta após o hasteamento da bandeira nacional ao som do hino executado pelos músicos da Marinha.

O comandante Daniel, enalteceu a aproximação entre a Marinha e os praticantes de esportes náuticos. “É nossa missão desenvolver a mentalidade marítima também por meio de atividades esportivas. Queremos uma sociedade voltada para o mar. É uma grande satisfação contarmos com a conscientização e o apoio dos associados do Yacht Club Paulista”, elogiou o capitão de mar e guerra.

Paralelamente ao Classic Boat Festival, foi realizada pelo YCP, a segunda etapa da Copa Vela de 2018, com rajadas de vento que chegaram aos 20 nós (35 km/h) e provocaram várias capotadas nas quatro regatas de sábado e domingo. A coincidência de datas fez com que os visitantes do YCP contassem com uma atração a mais, acompanhando também, a saída dos veleiros para a raia.

A competição reuniu 30 embarcações e neste ano está dividida em quatro etapas, sendo as próximas, em agosto e outubro. “Foi super legal o encontro de velejadores com o pessoal do Classic Boat Festival”, considerou o diretor de Vela do YCP, Alonso Lopez. Tanto a vela, quanto a motonáutica são esportes náuticos. Com boa vontade, a gente convive em harmonia e no fim do dia todo mundo se junta para uma cerveja”.

A Snipe, classe mais numerosa com 17 barcos, teve vitória da dupla do YCP, Leonardo Prioli e Anderson Brandão. Na HPE 25, venceu a tripulação do YCSA (Yacht Club Santo Amaro), liderada por Martin Lowy. No próximo fim de semana (20 e 27/5), o YCP realiza o II Classic Sailing Festival, destinado aos veleiros que marcaram a história de uma das modalidades mais vitoriosas do esporte brasileiro.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos