Próxima geração da vela brasileira estreia no Mundial de Optimist

Por: Redação -
27/08/2018
Maria Christina Correa/ CBVela

A próxima geração da vela brasileira está no Chipre para a disputa do Campeonato Mundial de Optimist, no Famagusta Nautical Club, na cidade de Limassol. Cinco velejadores vão representar o país na competição, que será aberta nesta terça-feira, dia 28, com as medições de barcos. A disputa de regatas começa na quarta-feira, dia 29, e Leonardo Crespo, Mathias Crespo, Bernardo Martins, Lorenzo Balestrin e Erick Carpes estarão na água com o colete do Brasil. O projeto de Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem patrocínio do Grupo Energisa. A CBVela conta com o patrocínio máster do Bradesco.

“Estamos levando uma excelente equipe para representar o Brasil e temos uma expectativa positiva. É um campeonato superimportante para o desenvolvimento dos velejadores, já que é a classe na qual se consegue detectar novos talentos da vela”, explicou Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem e chefe da equipe na competição.

A equipe já passou a última semana fazendo aclimatação no Chipre. No Mundial de Optimist, o treinador Felipe Novello é o responsável pelo comando técnico do time brasileiro. A delegação reúne velejadores de quatro clubes diferentes: Clube dos Jangadeiros/RS (Lorenzo Balestrin), Veleiros do Sul/RS (Erick Carpes), Clube Naval Charitas/RJ (Bernardo Martins) e Iate Clube do Rio de Janeiro/RS (Leonardo Crespo e Mathias Crespo).

“Claro que estaremos observando atentamente os resultados e a competitividade, mas esta é uma fase de formação para todos os atletas que estão aqui. É um momento importante de dar aos velejadores a vivência em uma competição de nível internacional, desde a preparação do barco às regatas em si”, afirma Juan.

Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. O Campeonato Mundial terá disputa individual, prevista para ir até o dia 31 de agosto; e a Copa das Nações (Nations Cup), com regatas por equipes, de 1º a 5 de setembro.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos