Conheça o Boatwagen, um Fusca 1968 com motor de popa e que navega

10/07/2019

Carro com o logotipo da Volkswagen navegando não chega a ser exatamente uma novidade. Aqui mesmo você já viu o anfíbio Schwimmwagen, versão militar do Fusca criada na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial para servir ao exército de Hitler. Agora, um Fusca mesmo, o carrinho com motor refrigerado ar que dominou o mercado brasileiro, nunca havia sido visto cruzando as águas como um barco.

A façanha, patrocinada por uma lanchonete americana (a Hooters), no estado da Flórida, como estratégia de marketing, leva a assinatura de Stew Dahlberg, veterano da Marinha dos EUA, falecido em 2009, que teve duas paixões: os carros da Volkswagem e os barcos, não necessariamente nessa ordem. Daí, em 1988, teve ideia de juntar uma coisa à outra. O Boatwagen — o “Water Bug”, como Dahlberg batizou seu carro navegador — é um Fusca 1968 com um motor de popa Mariner de 50 hp, flapes nas rodas traseiras e, debaixo do chassi, três cascos.

A própria natureza da construção do Fusca — seu chassi de plataforma, corpo hermético e excelente vedação — facilitou a navegação. Resultado: o Fusca permaneceu na superfície por 29 minutos e 12 segundos, fazendo curvas bem afiadas nas águas de Pine Island, a maior ilha do estado da Flórida, onde Dahlberg mantinha seu Fusca com motor de popa.

Em 2019 a Volkswagen comemora 60 anos de Fusca no Brasil. Tudo começou em 1959, quando o Fusca (que desde 1951 era importado da Alemanha) passou a ser produzido no país, onde faria história: até 1986, quando saiu de linha, nada menos que 3,3 milhões de unidades foram vendidas — sem contar a retomada entre 1993 e 1996, por um capricho do presidente Itamar Franco, quando foram produzidos 46 mil Fuscas. Mas nenhum que navegasse, como este.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor, use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio