#tbt: Aquatech JDX 240, um jetboat nacional com motor a diesel

Por: Redação -
11/07/2019

O JDX 240, fabricado pela Aquatech, estaleiro do grupo Megatech Dumon, foi testado por NÁUTICA em março de 2004. Foi o único jetboat com propulsão a diesel feito no Brasil. A princípio, não seria lógico usar um motor diesel, que é mais pesado, barulhento e com menor desempenho que um similar a gasolina. Mas o resultado do nosso teste mostrou exatamente o contrário.

O JDX 240 chegou a 38,8 nós, uma boa performance para um barco de 24 pés e 1 425 kg de peso (quando vazio), impulsionado por um motor de 285 hp. E ainda ficou longe de ser barulhento. O bom isolamento acústico na popa feito pela Aquatech abafou bem o ruído do motor. Em relação aos jetboats com motorização a gasolina, as maiores diferenças do JDX 240 são a aceleração e a retomada.

LEIA TAMBÉM
>>Barco elétrico recria Kombi da Volkswagen nas águas
>>Ariel Prusch e a família começaram por cima no mundo náutico. O primeiro barco foi logo uma Schaefer 640
>>Equipes de Ilhabela e São Paulo investem no futuro da vela nacional

Mesmo assim, ele não faz feio na arrancada. No teste, da marcha lenta aos 20 nós, levou pouco mais de 7 segundos — lanchas equipadas com motorização de centro-rabeta a gasolina costumam registrar valores semelhantes. Mesmo tendo a bordo sete pessoas, a aceleração foi considerada boa, mostrando o bom fôlego do propulsor Megatech de seis cilindros e o equilibrado acerto do conjunto motor/propulsão.

Outra diferença apontada no teste em relação aos jetboats a gasolina dizia respeito à manobrabilidade. Em curvas mais fechadas, a bomba de hidrojato do JDX captava um pouco de ar, afetando o seu desempenho. Segundo o fabricante, na época, afirmou que este barco não havia sido desenhado para fazer esse tipo de manobra. O JDX ainda apresentava outro ponto positivo, a autonomia: navegava mais de 150 milhas em regime de cruzeiro sem precisar reabastecer.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Qual é a sua desculpa? Jovem cruza rio de barco e encara 40 km para ir à academia

    Awá Pinho, de 18 anos, mora às margens do rio Tapajós (PA) e viralizou nas redes ao mostrar trajeto de quase 2h para ir treinar. Assista!

    1º navio da Marinha com nome feminino vai homenagear pioneira da enfermagem no Brasil

    O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas

    Próximo destino, Brasil: um dos maiores navios de guerra do mundo passará pelo Rio de Janeiro

    Com mais de 330 metros de comprimento, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz ficará no litoral fluminense até meados de maio

    Oficialmente da Marinha: conheça diferenciais da 1ª Fragata Tamandaré incorporada à Esquadra brasileira

    Incorporada à Força em 24 de abril, embarcação carrega sistemas inteligentes, misseis, canhões e outros armamentos

    Mini Transat volta a Salvador após 15 anos e deve movimentar R$ 20 milhões na capital baiana

    Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia