Inconformados com restrições à atividade, pescadores fecham o Saco da Ribeira, no litoral paulista

29/07/2019

Sinônimo de atividade náutica em Ubatuba — porto natural de águas calmas, com marinas, garagens náuticas, clubes, além da maior concentração de embarcações de lazer na região — o Saco da Ribeira, em Sao Paulo, é um daqueles lugares que fluem sem parar, num entra e sai permanente.

É ponto de partida de lanchas, escunas, veleiros para pescarias e passeios pelas ilhas Anchieta, das Couves, do Prumirim e do Mar Virado, entre outras atrações. Vai daí que não pode parar. Mas, neste sábado (27), pescadores decidiram fechar não apenas o Saco da Ribeira como a BR 101 (Rio-Santos), que dá acesso até ele.

Por algumas horas, ninguém entrava ou saia. Tudo porque, a partir de uma negociação com a ong APA, de defesa do meio ambiente, os órgãos públicos (Prefeituras e Estado) decidiram proibir a pesca entre Ilhabela e Joatinga. O problema é que os pescadores (semi-artesanais) da região não têm tecnologia nem ferramentas para pescar em águas profundas, onde atuam os grandes pesqueiros. Suas atividades (pesca de camarão, lula, peixes e ostras) se limitam a uma área grande próxima à costa.

“Já era uma área parcialmente preservada. Eles ampliaram o perímetro inteiro. Agora, não temos alternativa”, afirmam os pescadores, que, em resumo, travam uma briga complicada com os ambientalistas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1