Novo livro resume tipologia de navios de guerra do século XVIII

Por: Redação -
18/10/2019

A descoberta de um conjunto de gravuras do século XVIII, praticamente ignorado pela historiografia, levou o pesquisador Carlos Francisco Moura à conclusão de se tratar de material iconográfico que resume a tipologia dos navios de guerra construídos no século XVIII nos estaleiros de Portugal e do Brasil. Ele manteve o título arbitrado pala catalogação, “Naus e Fragatas”, mas, na realidade, é o resumo esquemático de gravuras com dimensões, número e calibre e peças de artilharia e guarnição de 6 naus (de 120, 90, 80, 74, 64 e 50 peças), e de uma fragata (36 peças).

Segundo o autor, as gravuras soltas, encadernadas para facilitar a consulta e a preservação, destinavam-se ao ensino da Academia Real dos Guardas-Marinhas, instituição criada em 1782, e que em 1807/1808 foi transferida com a Corte para o Rio de Janeiro, dando início ao ensino da marinha de guerra no Brasil. As gravuras que servem de base ao estudo pertenciam à Real Biblioteca/Casa do Infantado, e foram incorporadas ao acervo da Biblioteca Nacional.

Além da transcrição dos textos na ortografia atual, o trabalho inclui resumos sobre a criação da Real Academia dos Guardas-Marinhas, sobre desenho e arquitetura naval, e sobre gravadores em Portugal no século XVIII, índice dos termos manuscritos, bibliografia utilizada e relação de estudos do autor sobre temas navais, de navegações e viagens. Trata-se da primeira edição das gravuras em formato de livro.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico