Regata Transat Jacques Vabre confirma 60 barcos na linha de largada

Por: Redação -
22/10/2019
Foto: Jean-Louis Carli

Os barcos já estão prontos para correr a 14ª edição da regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Ha Vabre, que tem seu início marcado para o domingo (27), a partir de 7h, em Le Havre (França) com destino à brasileira Salvador (BA). O veleiro Bank of Léman foi o último a chegar ao porto de partida com três dias de atraso. A embarcação já está posicionada num dos píeres destinados à regata.

A dupla Simon Koster e Valentin Gautier conseguiu arrumar um problema na antepara do veleiro Class40 na véspera da viagem à Normandia, mas já está pronta para as 4 350 milhas náuticas pelo Atlântico. Os suíços fazem sua estreia na competição de vela oceânica e brigarão pelo título de sua categoria com outros 26 veleiros. “É impossível estar na água um mês antes do início e dizer que somos os grandes favoritos”, disse Valentin Gautier. “Estamos em uma fase em que aprendemos sobre o barco toda vez que navegamos”.

O Bank of Léman é um modelo novo da Class40 feito pelo engenheiro naval Sam Manuard. A prova bateu recorde histórico de participantes com 60 embarcações profissionais na linha de largada. As outras classes na disputa são IMOCA, com 30 veleiros, e Multi50, com três.

Veja a lista completa de participantes

Atual campeão da Class40, o francês Max Sorel fará campanha na Transat Jacques Vabre agora de IMOCA. O velejador Max Sorel, skipper do VandB, tem um modelo novo (e com foils) para entrar na briga dos 60 pés.

A categoria colocou 30 veleiros em disputa e hoje pode ser apontada como uma das mais fortes de oceano do mundo, com participações em outras regatas como Ocean Race e Vendée Globe.

”A classe IMOCA tem os melhores velejadores do mundo e agora conta com vários barcos na linha de largada, uns novos com foils e outros da geração antiga. Será um grande duelo”, explicou Maxime Sorel. ”Os franceses amam velejar de oceano. É uma herança de Eric Tabarly! Por isso investem muito na vela”.

Saiba quais são os velejadores da IMOCA da Transat Jacques Vabre

A Transat Jacques Vabre é disputada em duplas e sempre para num país produtor do café, por isso é chamada também de Regata do Café.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos