Conheça o campeão de 2019 na Classe 30 em Ilhabela

Por: Redação -
02/12/2019

O Kaikias Maserati, de Ilhabela, é o campeão da Classe C30 da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. O barco do comandante Eduardo Mangabeira confirmou o título apenas neste domingo (1º/12), último dia de competição, após duelo acirrado com o, até então, tetracampeão Caiçara (2015 a 2018). O Caballo Loco foi soberano na quarta e decisiva etapa, com cinco vitórias em seis regatas.

Ao longo da temporada de 2019, a partir de março, a Classe C30 correu 27 regatas no Canal de São Sebastião, com seis descartes. O campeão Kaikias somou quatro vitórias, contra cinco do vice Caiçara. A tripulação que mais venceu foi a do Caballo Loco, cruzando a linha de chegada dez vezes em primeiro lugar, sendo metade dos triunfos apenas na quarta etapa disputada nos dois últimos finais de semana.

Neste domingo decisivo, o vento sul fraco, de 6 a 8 nós, permitiu apenas uma regata no centro do canal. O Kaikias foi para a raia com dois pontos de vantagem sobre o Caiçara na classificação geral. Venceu a prova e abriu quatro pontos em relação ao rival para conquistar o título com 43 pontos perdidos contra 47 do Caiçara. O terceiro colocado foi o Caballo Loco, vencedor da quarta etapa, seguido por eCycle +Realizado, Katana Portobello e Barracuda.

Em seu primeiro ano de Classe C30, a tripulação do Kaikias Maserati já havia conquistado o título brasileiro. “Não tínhamos a aspiração de levantarmos o Brasileiro e a Copa Suzuki em nossa primeira temporada com o barco. A equipe obteve um bom entendimento e também investimos em cabos e velas, mas sem dúvida, os resultados ficaram acima da expectativa”, avaliou o comandante Eduardo Mangabeira.

“Dos nossos sete tripulantes, cinco são de Ilhabela, exceto eu e o Bolinha (tático gaúcho). Aqui na ilha, para o vento leste a raia é meio viciada, mas com o sul há várias possibilidades táticas. Agora, vamos procurar manter a tripulação para 2020 e defender o título brasileiro simultaneamente à Semana de Vela de Ilhabela, em julho”, contou o paulista Mangabeira.

O comandante do Caballo Loco vibrou com as três vitórias nas três regatas de sábado, com sol e vento leste constante entre 10 e 14 nós no extremo norte de Ilhabela. “A segunda regata foi espetacular. Estávamos em terceiro a poucos metros da linha de chegada enquanto Caiçara e Kaikias brigavam pela ponta. Aproveitamos o duelo entre eles para chegarmos em primeiro, meio barco à frente do Caiçara”, relatou Mauro Dottori.

Quase sem voz, pelas comemorações após show da banda Tom Cats no Yacht Club de Ilhabela (YCI), Dottori celebrou a temporada de 2019. “Essa última etapa foi fantástica para o Caballo e para a Copa Suzuki. Depois da hegemonia do Caiçara, o Kaikias ganhou o campeonato. E neste ano ainda fomos campeões da Semana de Vela pela primeira vez, mostrando que o Caballo está com as ferraduras afiadas. Isso mostra também, o equilíbrio e as variações na Classe C30. Vamos nos fortalecer ainda mais em 2020”, projetou Dottori, também diretor de Vela do YCI.

As demais classes da Copa Suzuki tiveram os seguintes vencedores: Conquest ecom (HPE 25), Rudá (IRC), Zeus (RGS A), Sextante (RGS C) e Vendetta (Clássicos). Em 2020 a Copa Suzuki realizará sua 20ª edição consecutiva, estabelecendo-se como a mais regular competição da vela oceânica brasileira.

Classe C30 na Copa Suzuki de 2019 (27 regatas e 6 descartes)

1 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira) – 43 pontos perdidos

2 – Caiçara (Pablo Lynn) – 47 pp

3 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 66 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud) – 74 pp

5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 74 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz) – 75 pp

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio