Veloz e furiosa, lancha de 75 pés bate recorde mundial de superesportivas com mais de 15 metros

13/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O icônico Fastnet Rock — um rochedo a seis milhas da Irlanda considerado “o Cabo Horn do hemisfério norte” — foi o cenário para um novo recorde de velocidade para embarcações acima de 15 metros (50 pés): impulsionada por quatro motores Caterpillar de 650 hp cada (um total de 2600 hp!), a superesportiva Thunder Child II, de 75 pés, percorreu 115 milhas em 2h36, com velocidade média de 44,6 nós e máxima de 54 nós. Nada mau para uma lancha que pesa 24,5 toneladas.

“E olha que fomos gentis com os motores, mantendo-os em apenas 85% a 90% da potência total”, disse o comandante do barco, Frank Kowalski, que durante a jornada teve a companhia de quatro tripulantes: Ciaran Monks, Carl Randalls, Mary Power e Robert Guzik.

Construída pelo estaleiro irlandês Safehaven Marine, a lancha tem projeto hidrodinâmico especialmente pensado para privilegiar a velocidade, mas com maior resistência, carga útil e capacidade de tripulação. Ou, como como diz Frank Kowalski (que além de pilotar a Thunder Child II é diretor do estaleiro), “em busca infinita de viajar rápido em mares agitados”.  A propulsão é feita por hélices de superfície France Helice.

Leia também

» Conheça o navio da Marinha americana inspirado em cruzadores imperiais de Star Wars

» Conheça o mini barco da Marinha dos EUA que possui o tamanho de um carro

» Marinha da Itália conclui atualização do porta-aviões Cavour após 16 meses

Enquanto contornava a rocha, a lancha foi saudada por cerca de 50 barcos, que se concentraram no entorno do Fastnet Rock para acompanhar a tentativa de recorde. “Foi um pouco estressante navegar entre esses barcos enquanto contornávamos o Fastnet Rock, mas, ao mesmo tempo, foi fabuloso vê-los seguindo o Thunder Child II”, contou seu comandante.

Safehaven Marine é um estaleiro irlandês que constrói barcos de serviço para marinheiros militares e profissionais. Esses barcos têm uma reputação de incrível resistência e navegabilidade.

O próximo desafio da Thunder Child II é cruzar o Atlântico Norte entre o Canadá e a Irlanda, com escalas de abastecimento na Groenlândia e na Islândia, jornada que — assim como a prova do Fastnet Rock — deverá ser acompanhada por juízes da International Powerboating Union (UIM).  Com 8.000 litros de combustível nos taques, a superesportiva tem autonomia de 750 milhas.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos