Novo motor elétrico de aro já pode ser encomendado na França

Por: Redação -
16/10/2020

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica

Em Breton, na França, Rémi Champeaux, da Hy- Generation, vem desenvolvendo um motor elétrico de aro desde 2016 e, agora, o mesmo está pronto para encomenda. Um motor de aro é assim chamado porque em vez de ter hélice e pás fixadas a um eixo central, as pás são fixadas na borda externa da carcaça do motor. A tecnologia é comumente usada em propulsores para manobrar grandes barcos em águas apertadas.

O conceito original da M. Champeaux levou o motor do aro um passo adiante. Nos primeiros protótipos, ele projetou as pás da hélice para serem autoajustáveis ​​para otimizar automaticamente o torque e o consumo de energia em diferentes velocidades. À medida que avançava, entretanto, ele decidiu deixar esse recurso de lado e desenvolver os elementos mais básicos do motor e apresentar o design engenhoso da lâmina em uma iteração futura.

Os dois primeiros motores elétricos de aro construídos pela Hy-Generation agora funcionam como um sistema de propulsão dupla em um barco em Breton, e a próxima etapa é oferecer esse modelo de motor ao público e começar a industrializar a produção.

Com uma potência nominal de 6kW (8 hp), o Rim6 foi projetado para barcos pequenos e leves e para manobrar veleiros em portos e marinas. A empresa também vê uma oportunidade de mercado específica em barcos de aluguel, porque o motor está sob a classificação de potência que exige que o operador tenha licença.

A carcaça do motor, ou ‘bico’, é feita de fibra de carbono e a tecnologia é um ímã permanente sem escova com uma tensão nominal de 48 volts. A altura do motor é de 630mm (25″), com diâmetro de 400mm (16″), profundidade de 200mm (8:) e o peso do sistema é de 12kg (26 libras).

LEIA MAIS 

>> Empresa sueca e BMW anunciam motor de popa a diesel

>> Números sobre importação de motores no Brasil confirmam reação nas vendas de barcos de lazer

>> Marca alemã comemora a impressionante marca de 100 mil motores elétricos fabricados

A Hy-Generation combinou o motor com uma bateria LiFePo (Lítio Ferro Fosfato) com um sistema de gerenciamento de bateria totalmente integrado e capacidade de 6,14 kW. A bateria pesa 37,5 kg (82 libras). Baterias extras podem ser adicionadas em paralelo para estender o alcance.

Existem três opções de carregamento: o sistema standard (650W) tem um tempo de carregamento de 7 horas e o sistema rápido pode recarregar uma única bateria em 2 horas.

Existem três acessórios disponíveis com o Rim6. Um é semelhante ao tipo de mecanismo comumente usado com motores elétricos de pesca, há uma configuração como um casco através do casco para veleiros ou usando uma configuração que estende o motor elétrico de aro para fora do barco para que possa ser montado como um propulsor lateral ou em um gio inclinado.

Por causa das várias opções de bateria e montagem, não há um preço definido para o Rim6. Você pode obter informações completas no site Hy-Generation . Os motores encomendados agora estarão prontos em 2021.

Por Amanda Ligório, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana