Island Gardens, em Miami, é uma das mais badaladas marinas dos Estados Unidos

Por: Otto Aquino -
10/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Frequentada pela elite náutica de Miami e por milionários de todo o mundo que chegam ao sul da Flórida (muito bem) embarcados, a Island Gardens Deep Harbour é a mais completa tradução do que seja uma marina moderna, com todos os serviços e tecnologia para receber, de uma só vez, cerca de 50 iates, superiates e megaiates. Mas não é apenas uma marina.

Trata-se de um megaempreendimento náutico, que ganhará, em breve, dois hotéis de luxo, além de um shopping center, um edifício residencial e lojas de grifes. “Nosso objetivo é estabelecer Miami como o centro americano no circuito de iates de elite, junto com Mônaco, St. Tropez, Sardenha e St. Barts”, explica Mehmet Bayraktar, presidente do grupo responsável pelo projeto, avaliado em US$ 1 bilhão.

a island gardens é um megaempreendimento náutico que atrai famílias da alta sociedade americana e milionários de todo o mundo

O público-alvo: famílias endinheiradas americanas, naturalmente, e milionários de todo o mundo, inclusive brasileiros, que aplicam boa parte de seu patrimônio em embarcações de grande porte e encontram na Island Gardens um porto seguro para curtir a vida.

Projetada exclusivamente para superiates em Watson Island, uma ilha artificial em Biscayne Bay, a marina é um show de tecnologia e de superlativos. Basta dizer que tem estrutura para receber embarcações de até 550 pés, ou 150 metros de comprimento. Não é à toa que seus píeres são palco, todos os anos, de um dos mais luxuosos eventos náuticos do mundo, o SuperYacht Miami, que acontece simultaneamente ao Miami Boat Show e reúne alguns dos mais badalados iates que frequentam a lista dos 100 maiores do mundo.

Por estar próxima ao canal do Porto de Miami, a profundidade máxima é de até 27 pés (cerca de 8 metros, daí o nome Deep Harbour, de águas profundas), o que permite que todas as manobras de atracação sejam realizadas com o máximo de segurança possível, mesmo para os megaiates. Detalhe: todas as vagas molhadas da Island Gardens contam com imponentes píeres flutuantes de alumínio, material de alta qualidade e que dispensa manutenção, como nas melhores marinas do mundo.

Com revestimento de madeira, os píeres de alumínio pesam, no mínimo, menos da metade que os píeres mais leves de concreto, o que resulta em menos carga nas uniões e pontos de fixação e, consequentemente, menor exigência de manutenção. No caso da Island Gardens, são nada menos que 1 524 metros lineares desses píeres.

todas as vagas molhadas da Island Gardens oferecem imponentes píeres flutuantes de alumínio. Ao todo, são mais de mil metros lineares

Não por acaso, o lugar vive sempre muito bem frequentado. A quantidade de megaiates é tão grande que não há como não se surpreender. Entre uma embarcação e outra, você vê um superiate de mais de 200 pés e até um megaiate de 550 pés, a capacidade máxima.

Todas as vagas contam com estrutura de água, energia, sistema de internet e equipe altamente treinada de apoio. O principal trunfo desse complexo náutico, junto com a fabulosa estrutura de serviço, é a localização. A Island Gardens fica a 15 minutos do aeroporto e apenas 10 minutos de carro do principal centro financeiro da cidade.

O acesso pelo mar também é rápido e fácil. “É feito por meio do Government Cut, canal usado pelos navios de cruzeiro para acessar o terminal de passageiros do Porto de Miami, sem a necessidade de enfrentar a abertura das famosas pontes móveis que cercam os principais canais e rios da cidade”, afirma Leonardo Aleman, sócio da Brazil Yacht Services, única empresa brasileira especializada na prestação de serviços para iates e charter, com escritórios no Rio, em Miami, além de Mônaco e Palma de Maiorca, na Europa.

A excelente infraestrutura em terra é a “cereja do bolo”, porque proporciona facilidade, conforto e segurança tanto para os proprietários quanto para as tripulações dos barcos. Assim é, por exemplo, o estrelado restaurante The Deck, às margens da baía de Biscayne, uma das vistas mais exclusivas do pôr do sol que o sul de Miami tem a oferecer. Suas disputadas mesas recebem gente descolada, badaladas festas privadas e elegantes encontros de gala ao ar livre. O ambiente é digno de Instagram.

Palmeiras balançam com a brisa, enquanto a música pulsa no ar, taças tilintam e câmeras registram tudo ao longo da orla da Island Gardens, com o iluminado horizonte do centro de Miami e superiates ancorados completando a paisagem. Um sonho para qualquer amante náutico. No Brasil, quantas barreiras burocráticas teriam de ser vencidas para a concretização de um projeto desse porte?

As disputadas mesas do estrelado restaurante The Deck, às margens da baía de Biscayne, recebem gente descolada, badaladas festas privadas e elegantes encontros de gala ao ar livre

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio