O terroir de cada vinho: você sabe o que quer dizer?

Por: Redação -
03/03/2021

Terroir, pronunciada “terruár”, é uma palavra muito utilizada no vocabulário dos grandes apreciadores de vinho e causa certa confusão acerca do que representa. Mas você sabe o que significa? Confira o guia separado pela Evino para entender o significado e como utilizá-la.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Terroir é o termo, de origem francesa, que define uma extensão limitada de terra. Ao longo do tempo, o universo vinícola foi se apropriando do conceito, e passou a compreender características específicas referentes à geografia, à geologia e ao clima de um lugar. Além disso, também é o responsável pelos detalhes finais e íntimos do caráter de um vinho, além das diferenças entre dois engarrafamentos de um único vinhedo, feitos da mesma maneira, pela mesma pessoa.

Tudo isso influencia nas características que a uva vai desenvolver ao longo de seu cultivo – a mesma uva pode se adaptar a diferentes regiões e ainda mudar suas características com isso. Portanto, a palavra também é bastante utilizada para definir a singularidade que diferentes variedades de uva assumem em cada região em que são plantadas.

Por exemplo: “A Cabernet Sauvignon adaptou-se magnificamente ao terroir do Vale do Maipo, no Chile”, ou então “A Chardonnay é uma casta bastante versátil, já que é capaz de se adequar aos mais diferentes terroirs e abraçar inúmeras identidades”.

terroir

Leia também

» Capitania dos Portos do Paraná previne a poluição no ambiente marinho no litoral do Paraná

» Sul-africano está próximo de bater recorde mundial de travessia a remo em Cabo Frio

» Voluntários se unirão na limpeza da Praia da Atalaia nesta sexta-feira

Algumas regiões souberam se consagrar internacionalmente em virtude das características agraciadas de seus microclimas. No entanto, é comum encontrar locais onde o terroir não é muito valorizado, já que produtores investem em plantações de grandes rendimentos (o que acaba sugando todos os nutrientes do solo e deixando os frutos menos ricos).

Uma outra estratégia é colocar, em um só blend, uvas colhidas de diferentes lugares. Isso não é necessariamente ruim, já que barateia bastante a produção e propõe um estilo diferente – mais leve, simples e fácil de beber.

É fato: para se fazer um bom vinho, o produtor necessita conhecer o terroir da sua região. Dependendo da região, o terroir terá uma influência mais marcante que outra. Isso não diz nada sobre a qualidade do vinho, mas sobre os objetivos pretendidos e o que o produtor deseja entregar com aquele líquido.

Um fato curioso é que as denominações e apelações europeias surgiram, em parte, com o propósito de estimular a valorização dos diferentes terroirs. Por exemplo, limitando o número de parreiras por hectare ou pré-definindo espécies viníferas para a elaboração de um vinho.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico