Catamarã elétrico com hidrofólios ganha concurso francês de inovações

Por: Redação -
03/03/2021

O L’Overboat foi o grande vencedor do InnOvations 2021, concurso focado em inovações para empresas que rola na região Occitanie, na França. Não é para menos, o projeto do estaleiro Neocean é sensacional!

Com apenas 3,1 metros de comprimento (10 pés), o barco é um catamarã elétrico com hidrofólios que praticamente levanta voo, mantendo apenas as lâminas e as pernas na água depois de decolar. E o melhor: sem custos operacionais (não usa combustível fóssil) nem ruído e com zero emissão de poluentes. Não por acaso, o pequeno catamarã recebeu ainda o certificado Solar Impulse, de benéficos ao meio ambiente.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O concurso, como o nome sugere, procurava por projetos com caráter inovador, que fossem viáveis e tivessem impacto econômico-financeiro, fosse regional, nacional ou internacionalmente, induzindo cooperação entre meios os acadêmicos e econômicos.

São várias categorias, e o melhor projeto seria aquele que atendesse a todos os requisitos. Os jurados foram checando e selecionando, ou eliminando, cada um dos inventos, até que acabou elegendo o L’Overboat como projeto número 1.

Criado pelo oceanógrafo Vincent Dufour, o L’Overboat está equipado com um banco de baterias de 48V, com 70Ah de capacidade, além de um motor de 4,5kW que dispensa a licença obrigatória de navegação — bem, pelo menos na maioria das jurisdições. Com o uso dos hidrofólios, o catamarã sai da água a 7,5 nós, e atinge 15 nós de velocidade máxima. Na velocidade de cruzeiro, de 11 nós, a autonomia é de 2 horas.

O design — fruto de uma parceria entre a Yacht Design Collective e a JB Epron — alia engenhosidade e proeza em um só barco. Para navegar, o piloto desliza as baterias para um compartimento na cabine e coloca as asas do hidrofólio manualmente na água. No caso de águas muito rasas, basta retrair as folhas e seguir em frente, sem o recurso do hidrofólio.

Leia também

» Estúdio italiano apresenta novo conceito de catamarã anfíbio movido a energia solar

» Greenline Yachts cria primeira frota de barcos 100% elétricos para aluguel

» Conheça os primeiros barcos comerciais elétricos da Nova Zelândia

Para que o L’Overboat possa “voar”, o peso é fator determinante. Para isso fosse possível, o apoio da Universidade de Montpellier e de muitos de seus laboratórios foi decisivo, além da participação do Estaleiro SCC, experiente em compostos gerais e asas de alumínio, que contribuiu para a embarcação passasse a deslocar apenas 100 quilos.

A certificação ambiental indica que o L’Overboat apresenta baixo consumo de energia em relação à velocidade e 90% menos emissões de CO2, já que motor elétrico com acionamento direto que consome 3 vezes menos energia do que um motor térmico com a mesma potência.

Depois de  vencer o concurso, a equipe Neocean revelou que seu passo seguinte é desenvolver uma versão desse mesmo catamarã para duas pessoas. No vídeo abaixo, confira como o barco funciona:

https://youtu.be/0D_e_k2Qkew

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Otto Aquino.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu