Navio aporta em segurança depois de evacuar tripulação com emergência

Por: Redação -
23/04/2021

O navio transportador de carga holandês, Eemslift Hendrika, passou por apuros no começo do mês. A embarcação levava uma carga muito pesada e não conseguiu passar por uma tempestade marítima sem colocar a tripulação em risco.

O caso aconteceu no dia 5 de abril e o capitão optou por solicitar um resgate emergencial dos 12 tripulantes, transportados por um helicóptero logo em seguida. Quem coordenou a ação foi o Centro de Coordenação de Resgate da Noruega.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Dentre os itens transportados pelo navio, estavam 3 embarcações: dois barcos de trabalho, um veleiro e um barco a motor. Todos eles foram deixados à deriva no Mar do Norte até que o Eemslift Hendrika fosse rebocado.

Hans Petter Mortensholm, o gerente de projeto da Administração Costeira da Noruega, contou a uma emissora local, inclusive, que “havia o risco do navio virar e afundar. Além dos barcos, ele levava 350 toneladas de óleo e 50 toneladas de diesel a bordo”.

Ainda no dia 5, cabos de reboque foram instalados à ré do navio. No entanto, as condições climáticas não permitiam que a operação seguisse com estabilidade, atrasando o resgate da embarcação.

navio holandês

Leia também

» A bordo da Schaefer 510 GT, família brasileira faz travessia de mais 250 milhas no sul da Flórida

» Submarino pertencente à Indonésia desaparece com 53 pessoas a bordo

» Giorgio Armani lançará megaiate de mais de 230 pés em parceria com estaleiro italiano

“Se continuar com o impulso que tem agora, o navio estará perto de nossa costa em cerca de um dia e meio”, acrescentou Mortensholm. “O importante é que agora tomemos medidas para evitar que a embarcação represente um risco ambiental. Esse é o nosso foco principal”.

Pouco tempo depois, assim que o mar se acalmou, a empresa holandesa Smit Salvage iniciou o processo de resgate do navio de carga. Essa empresa também foi responsável por solucionar o impasse no Canal de Suez, e conseguiu levar o Eemslift Hendrika ao porto de Ålesund, no oeste da Noruega, em segurança. A operação terminou às 17h do dia 8 de abril.

O resgate aconteceu em meio a ondas de 6 a 8 metros, amparado por dois rebocadores, a uma velocidade de cerca de 3 nós. Não houve desafios particulares durante as noites, mas o nível de emergência foi mantido até que o navio estivesse ancorado com segurança.

A operação foi seguida pelo navio da guarda costeira, o “Bergen”, e ainda resgatou uma das embarcações, arremessada durante os transtornos no dia 6. O barco que se perdeu da carga transportada era um workboat AQS Tor, no valor de cerca de 6,6 milhões de euros. Felizmente, o relatório preliminar de danos mostra apenas pequenos danos ao barco.

Confira o vídeo do resgate dos tripulantes abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024