Iguana 29 se desloca na terra ou na água e dispensa a carreta


Eis um barco que dispensa a carreta, porque já vem com o próprio meio de locomoção em terra firme. Este é o Iguana 29 (marinha, como a das Ilhas Galápagos), que usa duas esteiras rolantes fixas ao casco (mas que se embutem nas laterais na hora de navegar, ao toque de um botão), para se locomover a caminho d’água, a 7 km/h. Para isso, conta com um motorzinho auxiliar que move as esteiras e, à semelhança dos tanques de guerra, avança em qualquer terreno, mesmo nos mais moles — o que, claro, inclui a areia da praia.
Não por acaso, seu estaleiro, o Iguana Yachts, fica na Normandia, região francesa famosa pelas colossais variações de maré. Se funciona mesmo? O fabricante garante que o sistema de esteiras, além de impedir que o barco atole (comum nas carretas), não interfere em nada na estabilidade e navegabilidade da lancha. Que alcança 40 nós, com um motor de popa de 300 hp. E não é só: trata-se de um barco eficiente e robusto, feito um tanque. O preço? Na Europa, o cerca de 250 mil euros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque