Copa Paulista de vela começa neste fim de semana na Guarapiranga

Por: Redação -
09/02/2017

A expansão do número de barcos e velejadores inscritos e o envolvimento crescente dos clubes náuticos exigiram, após dois anos de sucesso, que a Copa YCP (Yacht Club Paulista) evoluísse. Neste ano, a competição passa a se chamar Copa Paulista, depois de movimentar 370 velejadores em 160 embarcações ao longo de nove etapas na última temporada na Represa Guarapiranga, em São Paulo.

Em 2017, a competição ganha mais três etapas e levará os velejadores para o mar. Serão três finais de semana com regatas no litoral devido à parceria estabelecida com o Iate Clube de Santos (ICS). A abertura acontece neste fim de semana, dias 11 e 12, na Guarapiranga. Os outros clubes que também assumem a organização da Copa Paulista são Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) e Clube de Campo São Paulo (CCSP), ambos na Guarapiranga, além da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo). Em 2016, a Copa YCP mobilizou barcos de 18 classes.

O principal objetivo da mudança é fortalecer a vela no Estado de São Paulo através da união de quatro importantes clubes náuticos. “A Copa YCP nasceu em 2015 com a missão de reunir os velejadores em regatas ao mesmo tempo competitivas e em clima de confraternização. Com o reforço de mais três clubes, esperamos que o evento rebatizado de Copa Paulista continue evoluindo. Queremos proporcionar regatas com nível técnico de campeonatos estaduais para que os atletas aprimorem suas habilidades”, afirma Alberto Hackerott, diretor de vela do YCP e idealizador do evento avalizado pelo Comitê Executivo do clube.

As confraternizações, consideradas pelo velejadores como extensão das regatas após o retorno à terra, passam a ser realizadas no clube-sede de cada etapa. Nas regatas disputadas na Guarapiranga serão utilizadas duas raias simultaneamente para distribuir as classes de forma mais homogênea e agilizar as largadas. As novidades também incentivam a vela de formação. Está criada a “Copinha”, para Optimist e Dingue, a fim de que crianças de todas as escolas de vela da represa compitam em raia reduzida e exclusiva, separadamente dos adultos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em São Luís; assista

    Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar

    Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos

    Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos

    Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Segurança do Navegador Amador

    Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível