Superiate de estúdio polonês aposta em “popa rotativa” para conquistar o mercado
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar
A busca dos proprietários de grandes embarcações por mais conexão com a natureza fez o estúdio polonês Opalinski Design House desenvolver uma das mais inovadoras soluções de design dos últimos tempos. Trata-se de uma “popa rotativa” que, ao abrir, revela um mundo de possibilidades para curtir o mar.
Lady Christine, um dos megaiates mais valiosos do mundo, está atracado no Rio
Flybridge oval com hidromassagem: conheça o conceito do iate Cloud 9
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O superiate de 50 metros (164 pés) OPX 024 é resultado da criatividade — ou ousadia — de Lukasz Opalinski. O polonês lançou um olhar atento às demandas do mercado e desenvolveu o conceito de uma estrutura que, quando aberta, promete elevar a diversão a bordo para outro patamar.
O sistema retrátil que viabiliza a extensão da popa do barco, patenteada pelo estúdio de design, funciona graças a anteparas laterais fixadas em suportes de dobradiça, dois deques de extensão horizontais e alguns pequenos motores elétricos.
O resultado é um espaço de infinitas possibilidades, que vão desde os banhos de sol aos esportes aquáticos, pesca, jantares e festas. Além do espaço generoso, a área dispõe de espreguiçadeiras, piscina com área coberta, beach club e, claro, a possibilidade de estar pertinho do mar.
A ideia, a princípio, deveria ser aplicada ao megaiate Indah, de 120 metros (394), revelado em 2020. Ao conversar com corretores, porém, Opalinski mudou de ideia. “Me disseram que há uma grande demanda no mercado por um 50 metros personalizado que fique abaixo de 500GT”, conta.
Assim nasceu o conceito do superiate OPX 024, tido por ele como “um cruzador rápido e de baixo perfil” com um “painel de popa rotativo original” e ” vários outros recursos inovadores”.
Entre os recursos estão uma piscina na proa, cercada por espreguiçadeiras. O espaço promete ser mais um ponto forte do barco no quesito socialização, já que dispõe ainda de um amplo sofá, com uma mesa de apoio.
Nesse sentido, há ainda um deque, logo acima da popa, que garante uma vista privilegiada tanto do beach club, quanto para o mar. Um detalhe importante é que, para permitir que o convés inferior da popa seja usado exclusivamente para relaxar ao sol, a garagem do tender foi realocada para a proa.
Com uma boca de 9 metros (29,4 pés), a ideia é que o superiate possua seis cabines, incluindo a suíte máster do proprietário na popa, onde há um deque privativo. Além da velocidade de cruzeiro, de 16 nós, nenhum outro detalhe sobre a embarcação foi revelado.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto
Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado
Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área
Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland