Ação da Marinha reduziu o número de acidentes navais no verão

Por: Redação -
12/05/2022

O litoral brasileiro é o quinto maior do mundo em área, e suas lindas praias atraem milhões de banhistas todos os anos. Nossos rios, por sua vez, são inúmeros e também atraem muita gente às suas margens. Um número tão grande de pessoas resulta em um alto risco de acidentes com embarcações, sobretudo no verão.

Por isso, a Marinha do Brasil criou a Operação Verão, uma ação coordenada e complexa que visa a intensificar a fiscalização de embarcações de esporte e recreio. Apesar do nome, ela não se restringe à estação mais quente do ano, mas ocorre em todas as épocas que registram alta concentração de banhistas.

Além de fiscalizar as embarcações, os agentes da autoridade marítima visam incrementar a segurança das mesmas, bem como zelar pela vida humana, conscientizar a população e prevenir a poluição por parte dos barcos.

A inspeção naval consiste na verificação do cumprimento do cartão de tripulação, da habilitação do condutor e de vários itens essenciais, como o equipamento de salvatagem. Inclui também a verificação do nível de álcool no sangue dos condutores através de um bafômetro (etilômetro).

“Durante o período da Operação Verão, ocorre o aumento do efetivo de militares nas capitanias dos portos, delegacias e agências, espalhadas por todo o país, para poder ter uma mais intensa fiscalização”, afirma o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas.

Responsável pela operação, a Diretoria de Portos e Costas analisa os dados enviados pelos Comandos dos Distritos Navais sobre os períodos de alta do número de embarcações em cada localidade. A partir dessas informações, é planejado o calendário da Operação Verão do ano seguinte.

De acordo com Salgueirinho, a operação deste ano resultou em um aumento nas abordagens e uma redução do número de notificações, o que indica uma melhora na conscientização e comportamento dos condutores de embarcações. “Cerca de 83 mil embarcações foram fiscalizadas no período de execução da Operação Verão deste ano, sendo 4.300 notificadas por terem alguma não conformidade com o que preconiza a legislação e 700 foram apreendidas”, declarou.

A fim de garantir uma navegação segura a tripulantes, passageiros e banhistas, Marinha do Brasil recomenda a atenção e o cumprimento dos Dez Mandamentos da Segurança da Navegação. Veja abaixo:

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%