Ação da Marinha reduziu o número de acidentes navais no verão

Por: Redação -
12/05/2022

O litoral brasileiro é o quinto maior do mundo em área, e suas lindas praias atraem milhões de banhistas todos os anos. Nossos rios, por sua vez, são inúmeros e também atraem muita gente às suas margens. Um número tão grande de pessoas resulta em um alto risco de acidentes com embarcações, sobretudo no verão.

Por isso, a Marinha do Brasil criou a Operação Verão, uma ação coordenada e complexa que visa a intensificar a fiscalização de embarcações de esporte e recreio. Apesar do nome, ela não se restringe à estação mais quente do ano, mas ocorre em todas as épocas que registram alta concentração de banhistas.

Além de fiscalizar as embarcações, os agentes da autoridade marítima visam incrementar a segurança das mesmas, bem como zelar pela vida humana, conscientizar a população e prevenir a poluição por parte dos barcos.

A inspeção naval consiste na verificação do cumprimento do cartão de tripulação, da habilitação do condutor e de vários itens essenciais, como o equipamento de salvatagem. Inclui também a verificação do nível de álcool no sangue dos condutores através de um bafômetro (etilômetro).

“Durante o período da Operação Verão, ocorre o aumento do efetivo de militares nas capitanias dos portos, delegacias e agências, espalhadas por todo o país, para poder ter uma mais intensa fiscalização”, afirma o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas.

Responsável pela operação, a Diretoria de Portos e Costas analisa os dados enviados pelos Comandos dos Distritos Navais sobre os períodos de alta do número de embarcações em cada localidade. A partir dessas informações, é planejado o calendário da Operação Verão do ano seguinte.

De acordo com Salgueirinho, a operação deste ano resultou em um aumento nas abordagens e uma redução do número de notificações, o que indica uma melhora na conscientização e comportamento dos condutores de embarcações. “Cerca de 83 mil embarcações foram fiscalizadas no período de execução da Operação Verão deste ano, sendo 4.300 notificadas por terem alguma não conformidade com o que preconiza a legislação e 700 foram apreendidas”, declarou.

A fim de garantir uma navegação segura a tripulantes, passageiros e banhistas, Marinha do Brasil recomenda a atenção e o cumprimento dos Dez Mandamentos da Segurança da Navegação. Veja abaixo:

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte submersa aponta que humanos estiveram em ilha cerca de 6 mil anos atrás

    Descoberta pode mudar crença atual de que civilizações começaram há 4 mil anos; entenda

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes