Este barco não está afundando: conheça as modernas embarcações auto-endireitáveis do Canadá
Vídeo de barco "se revirando" em vez de afundar é real e mostra modelos "inafundáveis" da Guarda Costeira Canadense; assista!


A imagem de um barco praticamente de ponta-cabeça pode até parecer montagem, mas não é. Trata-se de um dos modelos pertencentes à Guarda Costeira Canadense (CCG) que possuem a habilidade de se auto-endireitar — isto é, voltar à posição natural — mesmo em meio às condições mais extremas. Feito para atuar em ações de busca e salvamento, a embarcação não pode, em hipótese alguma, falhar na sua missão.
Mario Kart da vida real? Resort em Marrocos oferece corrida de “kart aquático”
Iceboat: veleiro de madeira encanta a internet deslizando no gelo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Desde 2017, a CCG tem parceria com a Hike Metal Custom Boats Manufactures, estaleiro localizado em Ontário que fabrica toda a frota de barcos da Classe Bay, categoria composta por embarcações de resgate projetadas para condições hostis. Cada modelo dessa classe é definido como “um bote salva-vidas que se auto-endireita”. Para entender melhor, veja com os próprios olhos o barco girar 360° e não afundar:
Segundo o estaleiro, todas as embarcações da categoria (dez ao total) medem 19 metros (63 pés) de comprimento e pesam 75 toneladas, com capacidade de operação a até 120 milhas náuticas da costa (222 km). Ainda de acordo com a Hike, a classe tem capacidade de suportar ondas de até 12 metros e condições de força 12 na escala Beaufort (definição meteorológica para um furacão).
Além de resistirem a condições agressivas, como visibilidade zero e ondas gigantes, essas embarcações podem atingir velocidades de até 25 nós (cerca de 46 km/h) e acomodar uma tripulação de até quatro pessoas.


Conforme emitido em comunicado pelo Governo do Canadá, os barcos são devidamente posicionados para um estado de prontidão em 30 minutos. Ou seja, assim que o alerta for acionado, haverá uma tripulação preparada para responder de maneira quase que imediata.
Prontas para a ação
Muito mais que um bote salva-vidas, os barcos “contorcionistas” do Canadá fornecem, além do salvamento imediato, buscas na água, operações de resposta ambiental e assistência a embarcações avariadas (isso é, um barco que sofreu um dano físico ou falha técnica que compromete o seu funcionamento).


Ao todo, o catálogo de dez embarcações faz parte do chamado “Projeto SAR” (sigla para Search and Rescue), um programa de renovação em massa da frota de barcos de busca e salvamento da Guarda Costeira Canadense.
Segundo levantamento oficial, o projeto contribui para mais de 6 mil chamadas de assistência marítima anualmente, com média de 19 ocorrências de busca e salvamento por dia. O governo canadense ainda aponta que, em média, 13 pessoas são salvas diariamente.


Confira a lista completa de embarcações auto-endireitáveis produzidas em parceria com o governo canadense (e quando foram entregues oficialmente).
- CCGS Pennant Bay – dezembro de 2017;
- CCGS McIntyre Bay – setembro de 2018;
- CCGS Sacred Bay – junho de 2019;
- CCGS Florencia Bay – outubro de 2020;
- CCGS La Poile Bay – agosto de 2021;
- CCGS Shediac Bay – maio de 2022;
- CCGS Gabarus Bay – dezembro de 2022;
- CCGS Barrington Bay– outubro de 2023;
- CCGS Groswater Bay – agosto de 2024;
- CCGS Mira Bay – setembro de 2025.
Para o Canadá, essa é uma iniciativa de sucesso. Segundo o governo, o projeto ajuda a reconstruir a indústria marítima do país, além de gerar empregos sustentáveis e, acima de tudo, “defender a soberania nacional e proteger os seus interesses no país e no exterior”.
No entanto, eles não estão sozinhos com essa tecnologia: países como Reino Unido, França e Estados Unidos também possuem frotas composta por barcos auto-endireitáveis. Porém, nenhum deles ostentam um grupo tão novo quanto o do Canadá.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pedro Bittencourt, dono do estaleiro Pointter Mar, embora totalmente cego, participou de cada etapa da contrução da nova Pointter 155 Easy Ride. Salão será de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória
China Zorrilla custou cerca de US$ 200 milhões e ligará Argentina ao Uruguai ainda no primeiro semestre de 2026
Documento foi apresentado durante a Regata Volta da Ilha das Cabras, no Guarujá, no último sábado (7)
Homologada para até 14 passageiros, nova Mestra 282 será anunciada durante o salão náutico que acontece de 11 a 19 de abril, na Marina da Glória
Unidade de conservação em Santa Vitória do Palmar (RS) foi anunciada na última sexta-feira (6) e será gerida pelo ICMBio




