Ação da Marinha reduziu o número de acidentes navais no verão
O litoral brasileiro é o quinto maior do mundo em área, e suas lindas praias atraem milhões de banhistas todos os anos. Nossos rios, por sua vez, são inúmeros e também atraem muita gente às suas margens. Um número tão grande de pessoas resulta em um alto risco de acidentes com embarcações, sobretudo no verão.
Por isso, a Marinha do Brasil criou a Operação Verão, uma ação coordenada e complexa que visa a intensificar a fiscalização de embarcações de esporte e recreio. Apesar do nome, ela não se restringe à estação mais quente do ano, mas ocorre em todas as épocas que registram alta concentração de banhistas.
Além de fiscalizar as embarcações, os agentes da autoridade marítima visam incrementar a segurança das mesmas, bem como zelar pela vida humana, conscientizar a população e prevenir a poluição por parte dos barcos.
A inspeção naval consiste na verificação do cumprimento do cartão de tripulação, da habilitação do condutor e de vários itens essenciais, como o equipamento de salvatagem. Inclui também a verificação do nível de álcool no sangue dos condutores através de um bafômetro (etilômetro).
“Durante o período da Operação Verão, ocorre o aumento do efetivo de militares nas capitanias dos portos, delegacias e agências, espalhadas por todo o país, para poder ter uma mais intensa fiscalização”, afirma o Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas.
Responsável pela operação, a Diretoria de Portos e Costas analisa os dados enviados pelos Comandos dos Distritos Navais sobre os períodos de alta do número de embarcações em cada localidade. A partir dessas informações, é planejado o calendário da Operação Verão do ano seguinte.
De acordo com Salgueirinho, a operação deste ano resultou em um aumento nas abordagens e uma redução do número de notificações, o que indica uma melhora na conscientização e comportamento dos condutores de embarcações. “Cerca de 83 mil embarcações foram fiscalizadas no período de execução da Operação Verão deste ano, sendo 4.300 notificadas por terem alguma não conformidade com o que preconiza a legislação e 700 foram apreendidas”, declarou.
A fim de garantir uma navegação segura a tripulantes, passageiros e banhistas, Marinha do Brasil recomenda a atenção e o cumprimento dos Dez Mandamentos da Segurança da Navegação. Veja abaixo:
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar