Marinha monitora local de afundamento do navio mercante Stellar Banner
A Marinha do Brasil informou o monitoramento do local de afundamento do navio mercante Stella Banner, que afundou na última sexta-feira (12), conforme o Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental. O acompanhamento foi feito através do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, da MB, e do OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha.
De acordo com a Marinha, eles permaneceram no local até esta segunda-feira (15), quando completaram 72h de acompanhamento, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltassem do navio e manchas de óleo na cena de ação.
Além disso, a aeronave Poseidon, contratada pelo IBAMA, realizou voos diários de monitoramento na área do afundamento, onde não foram encontradas manchas de óleo. Ela permanecerá realizando buscas nos próximos dias.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão, instaurou, logo após o incidente, um inquérito para apurar as causas e responsabilidades sobre o fato à navegação com prazo estimado de 90 dias para ser finalizado, sendo possível a prorrogação. Quando concluído, será remetido ao Tribunal Marítimo.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia
Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!




