Águas Limpas


Focado em ensinar esportes náuticos, como a vela, para crianças da rede pública de ensino, o Projeto Grael, está com uma iniciativa para garantir a limpeza da Baía de Guanabara, em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN). O Águas Limpas, como é chamado, utiliza um barco especial – com sistema de sucção e capacidade de 500 kg – para remover o lixo flutuante nas redondezas de Jurujuba, Charitas e São Francisco. Nas coletas já foram encontradas seringas, bonecas e até mesmo televisão, segundo Cristian Sodré, o jovem de 25 anos que, há um ano, atua como condutor da embarcação.
O barco é pilotado apenas por ex-alunos do Projeto Grael e é “decorado” com alguns materiais encontrados no mar, como, por exemplo, uma bola de tênis, um ioiô e uma pequena baleia de brinquedo. O Águas Limpas funciona em conjunto com outro projeto ambiental do Grael: o Baía de Guanabara, já finalizado, responsável por desenvolver um sistema que consegue calcular os locais com maior probabilidade de acumular lixo nas águas. Assim, a busca por resíduos é mais eficiente e rápida.
Além de beneficiar os alunos que treinam todos os dias naquele mar, a iniciativa Águas Limpas é muito importante em tempos de Olimpíadas. “O lixo flutuante pode acabar com a competição de um atleta. Ele causa atrito e reduz a velocidade do barco e ainda pode causar acidentes graves”, destaca Thiago Marques, coordenador de meio ambiente do projeto.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 70 metros da Vripack ainda busca impulsionar a indústria com projeto 100% em código aberto
Animais marinhos foram flagrados na região fluminense neste domingo (13); Veja imagens!
Jornada de 83 dias que virou série passou por surpresas, testou a tripulação em desafios e precisou de muito planejamento
Competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas de 19 a 26 de julho
Projeções foram feitas com base no cenário mais otimista de aquecimento global. Entenda os impactos