Aos 82 anos, Aleixo Belov prepara expedição marítima rumo à Sibéria

Engenheiro, escritor e navegador zarpará da Bahia daqui a dois meses, a bordo do famoso veleiro Fraternidade

Por: Vand Vieira -
13/02/2025
Foto: Instagram @museudomar.aleixobelov / Reprodução

Referência em navegação à vela e um exemplo de vida, Aleixo Belov, de 82 anos, está prestes a partir em uma nova missão. No dia 12 de abril, o engenheiro, escritor e navegador deixa o Porto de Salvador, na Bahia, com destino às águas gélidas da Sibéria.

A bordo do Veleiro Escola Fraternidade, Belov seguirá a Rota Marítima do Norte acompanhado por oito pessoas, entre brasileiros e russos. Aliás, o russo Serguei Shcherbakov, especialista em navegação polar, ocupará o posto de capitão.

 

De acordo com informações de uma publicação russa, o trajeto não foi escolhido por acaso. A ideia é comemorar o aniversário de 20 anos do Brics, grupo formado pelo Brasil e pela Rússia, além de países como Índia, China e África do Sul.

Aleixo Belov no Fraternidade
Aleixo Belov a bordo do Fraternidade. Foto: YouTube Leonardo Papin / Reprodução

“É uma aliança muito forte de vários países grandes, incluindo o Brasil e a Rússia. E esses países vêm agora desempenhando um papel importante no cenário mundial, declarou Belov.

Essa expedição não é apenas um teste técnico de navegação, mas uma grande oportunidade de intercâmbio cultural e científico entre nossos países– emendou Shcherbakov


Características do Fraternidade, barco de Aleixo Belov

Com 21,5 metros de comprimento, dois motores de 300 cavalos de força e partes feitas de aço, o Veleiro Escola Fraternidade tem como missão oferecer educação marítima, ensinando de navegação a preservação do meio ambiente, ao passo que desbrava mares do mundo todo. Foi a bordo dessa embarcação que Aleixo realizou suas mais recentes viagens: ao Alaska e à Passagem Noroeste.

Foto: Instagram @museudomar.aleixobelov / Reprodução

Em expedições, o veleiro se transforma em uma sala de aula flutuante, onde os participantes aprendem na prática sobre o mar e a vela. A equipe acredita que o Fraternidade tem o que é preciso e mais para encarar as adversidades climáticas e territoriais do Ártico. Por outro lado, a tripulação ainda está em fase de preparação de suprimentos e documentação.

 

Quem é Aleixo Belov

Nascido na Ucrânia, Belov foi radicado na Bahia, onde estudou e formou-se em engenharia civil. Lá, ele também ficou conhecido por dar aulas de matemática — inclusive para os filhos de pessoas influentes na região — e realizar diversas viagens de volta ao mundo.

 

 

A paixão pelo mar começou no final da década de 1950, quando aprendeu a mergulhar. Como velejador, ele recebeu da Marinha do Brasil o título de “primeiro brasileiro a fazer sozinho uma viagem de circunavegação da Terra”.

 

Aos 79 anos, Belov percorreu mais de 20 mil milhas náuticas, cruzando a Passagem Noroeste, junto de uma equipe de mais cinco pessoas. Essa foi a primeira tripulação com bandeira do Brasil a fazer a travessia completa pela região, serpenteando por estreitos acima do Círculo Polar Ártico e navegando por lugares considerados extremamente difíceis, como o estreito de Bering.

Foto: Jeferson Peixoto/Divulgação

Em 2021, foi inaugurado em Salvador o Museu do Mar Aleixo Belov, um espaço cultural dedicado à navegação e à vida marítima, fundado pelo próprio navegador. O espaço é ainda um testemunho das aventuras de Belov, e contém patrimônios materiais e imateriais, como o veleiro Três Marias, também utilizado pelo navegador em suas viagens ao redor do mundo.

Foto: Instagram @guiademuseusbaianos e @museudomar.aleixobelov / Reprodução

O visitante do museu encontra em exposição uma miniatura do Veleiro Escola Fraternidade, que representa a paixão de Aleixo por navegação e sua missão de ensinar e inspirar as próximas gerações.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio