Experts em charter e mergulho, Tatiana e Alcides são novos influenciadores NÁUTICA

Casal vive em catamarã a vela desde 2011, onde navega pelos destinos mais paradisíacos do mundo

11/02/2025
Foto: Arquivo Pessoal

Cansados da vida atribulada em uma grande metrópole, Tatiana Zanardi e Alcides Falanghe ajustaram o leme há quase 15 anos, em busca de uma virada de chave. Apaixonado pelo mar, o casal deixou para trás a cidade de São Paulo, onde “todos os dias pareciam iguais”, e hoje vive a bordo de um catamarã a vela no Caribe.

Novos influenciadores de NÁUTICA, Tatiana e Alcides atualmente navegam pelos destinos mais paradisíacos do mundo. Essa história, contudo, começou muito antes, e vai muito além das milhas no mar — que já passam de 15 mil.

Foto: Arquivo Pessoal

Ainda na infância, tanto Tatiana quanto Alcides tiveram uma relação íntima com a água. Ele viu o pai construir uma lancha na garagem de casa, ela era fascinada em observar o mar. Não é de se surpreender que as ondas dessa paixão em comum levaram os dois para perto.

 

Até essa maré chegar, Alcides já tinha pegado gosto por velejar, se mudado para Maceió — onde abriu uma agência de turismo — , voltado para São Paulo — onde abriu outra empresa de viagens especializada em turismo subaquático, que perdurou por mais de 15 anos — e até se tornado diretor da extinta Revista Mergulho, no Grupo Náutica.

Foto: Arquivo Pessoal

Tatiana, por sua vez, havia experienciado alguns batismos de mergulho que a levaram a se apaixonar pelo fundo do mar e sua vida exuberante. Fascinada por esse universo, ela se especializou na atividade e buscou um curso de fotografia subaquática, onde conheceu Alcides.

Foto: Arquivo Pessoal

Daí em diante, as viagens do casal sempre foram ditadas por lugares com pontos de mergulho. Ao longo dos anos, eles passaram por destinos magníficos, como o Mar Vermelho, Maldivas, África do Sul, Galápagos, Revillagigedo, Austrália, Ilhas Salomão, Ilhas Fiji, Seychelles, Polinésia Francesa, Tailândia, Myanmar, Caribe, Bahamas e, claro, todo o litoral brasileiro.

Foto: Arquivo Pessoal

A coragem para mudar de vida

A vida no mar já fazia parte do casal, que queria manter o estilo de vida para além dos dias limitados, com datas marcadas de chegada e partida.

Foto: Arquivo Pessoal

Era como se nos dessem um vislumbre do paraíso por alguns dias e nos jogassem de volta para o inferno por um tempo que parecia ser uma eternidade– contam, sobre voltar para São Paulo

Era preciso mudar essa relação. Para isso, um sonho de Alcides começou a ser colocado em prática: o sonho de viver a bordo de um veleiro. “Aos poucos fomos nos convencendo que esta seria a melhor forma de acabar com esse nosso dilema”, conta Tatiana.

Foto: Arquivo Pessoal

Estávamos cansados da rotina infindável do dia a dia de uma cidade como SP, que fazia com que todos os dias parecessem iguais e que a vida estava escorrendo pelas nossas mãos– explica Tatiana

De quebra, morar em um barco seria ideal para botar outro plano em ação, já que o casal sempre teve a “vontade de conhecer e mergulhar em todos os lugares do mundo”, como contam. “A melhor forma de fazer isso seria certamente morando em um barco”.


O empurrão final veio em 2009, após uma viagem de 20 dias embarcados para mergulhar na Austrália e nas Ilhas Salomão. “Planejamos a mudança durante quase dois anos, desde o processo de pesquisa do barco, cursos de capitão amador e inúmeros livros sobre navegação que devoramos antes de partir”, relembra Tatiana.

Foto: Arquivo Pessoal

Os aprendizados ainda incluíram cursos em áreas diversas, como gastronomia, gestão ambiental e edição de vídeo. “Mal sabíamos que todos seriam extremamente úteis na nossa nova vida”.

Foto: Arquivo Pessoal

Em março de 2011, os dois se mudaram para o Ocean Eyes, um catamarã a vela da marca Voyage, sul-africano, de 43 pés, que compraram nas Ilhas Virgens Britânicas, a leste de Porto Rico. Lá começava, então, uma vida no mar, que já dura 14 anos.

Foto: Arquivo Pessoal

Durante este período, foram mais de 15 mil milhas náuticas navegadas, indo de norte a sul no Mar do Caribe, produzindo imagens e conteúdo para promover a necessidade da conservação dos oceanos. Juntos eles conheceram todas as ilhas do Caribe do Leste, e se encantaram com Saba, Dominica, Guadaloupe e Martinica.

Foto: Arquivo Pessoal

O casal também tirou todas as licenças necessárias para que pudessem trabalhar com Yacht Charter e receber hóspedes a bordo. “Com o passar dos anos, passamos a tripular barcos de companhias de Yacht Charters para atender grupos maiores que a capacidade do nosso barco, ou para poder oferecer outras opções de destinos no Caribe”.

Foto: Arquivo Pessoal

“Nestes 10 anos dedicados ao Yacht Charter, recebemos mais de 100 grupos em roteiros de sete noites com todas as refeições incluídas em catamarãs de 40 a 60 pés em diversas localidades ao redor do mundo, como Croácia, Sardenha/Córsega, Belize, St.Marteen/St.Barths e Polinésia Francesa, além das Ilhas Virgens que ainda continua sendo nosso roteiro principal”.

 

Depois de rodar todo o Caribe, em 2014, o casal elegeu as Ilhas Virgens Britânicas como lar entre dezembro e junho. Na temporada de furacões, eles velejam para o sul e permanecem entre as ilhas de Bonaire e Curaçao.

Foto: Arquivo Pessoal

Em seu perfil no Instagram, o casal divide suas dicas e experiências por ilhas e paisagens deslumbrantes. Agora, como parte do time Influenciadores NÁUTICA, você também acompanhará esses registros nas redes da Revista Náutica.

 

Você também quer fazer parte do time de Influenciadores NÁUTICA? Envie um e-mail para [email protected] ou um direct para @revistanautica no Instagram.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio