Aleixo Belov e sua tripulação chegam a Salvador após completar expedição à Passagem Noroeste

A bordo do veleiro Fraternidade, a equipe foi a primeira com bandeira brasileira a fazer a travessia completa

16/11/2022
Jeferson Peixoto/Divulgação

Após percorrer mais de 20 mil milhas náuticas cruzando a Passagem Noroeste, Aleixo Belov, de 79 anos, desembarcou com sua equipe em Salvador. Essa foi a primeira tripulação com bandeira do Brasil a fazer a travessia completa pela região, serpenteando por estreitos acima do Círculo Polar Ártico.

 

O time chegou a navegar por lugares considerados extremamente difíceis, como o estreito de Bering.

A tripulação era formada pela estudante Ellen Brito, o mecânico Hermann Brinker, o engenheiro civil Maurício Pitangueiras, o fotógrafo Leonardo Papini e a oceanógrafa Larissa Nogueira.

Foi um grande desafio, mas nós conseguimos vencer. Estamos muito felizes por voltar para Salvador, principalmente depois de realizar essa travessia do Ártico – Aleixo Belov

Jefferson Peixoto/Divulgação

Toda a aventura começou no dia 5 de fevereiro, quando o veleiro Fraternidade saiu da capital baiana. A primeira parada da navegação foi em Natal (RN) e depois o barco passou por Caribe, Panamá, Havaí, Canadá, Alaska, Groenlândia e pelos Açores, território autônomo de Portugal.

Diversos problemas foram enfrentados pela tripulação durante o trajeto, desde o risco de colisão com grandes navios no canal que liga o Atlântico ao Pacífico — uma das rotas comerciais mais importantes do mundo — até rajadas de ventos fortíssimos, que quase rasgaram as velas, na região entre Panamá e Havaí.

Jeferson Peixoto/Divulgação

Quando atravessamos o Estreito de Bering, podíamos ver o Alasca por Boreste e a Sibéria por bombordo. Como já sabíamos que havia muito gelo em Barrow, fomos mais devagar, confiando que ele iria derreter – Aleixo Belov

Porém, o degelo da região retrocedeu e, em alguns momentos, o Fraternidade teve de ser preso aos blocos de gelo à deriva, esperando o momento ideal para a navegação continuar em frente, em meio ao mar congelado.

 

A travessia da Passagem Noroeste foi finalizada com sucesso pela equipe em meados de setembro.

Leonardo Papini/Divulgação

No retorno ao Brasil, Aleixo foi recebido pelas bandas Didá e da Marinha, que animaram o público presente formado por familiares, amigos e admiradores. Autoridades da Marinha também estiveram presentes, como o vice-Almirante Humberto Caldas Silveira Junior e o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzalez.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência