America’s Cup

Por: Redação -
27/10/2014

Larry Ellison, dono da quinta maior fortuna do mundo e velejador, é, também, o responsável pela America’s Cup desde a vitória de sua equipe, a Oracle Team USA, em 2010. Como patrono da equipe ele acaba de firmar uma aliança tecnológica com a Airbus, empresa francesa que fabrica aviões, para o projeto do próximo veleiro da competição.

O anúncio foi feito na semana passada e o capitão da equipe Oracle, o australiano James Spithill, participou da coletiva de imprensa. Ele comparou os atuais AC72, veleiros utilizados na última edição da regata, a aviões. “Nós temos muito a aprender com a experiência dos engenheiros da Airbus”, declarou o velejador.

Como parceira oficial da equipe de vela dos Estados Unidos, a Airbus irá compartilhar o conhecimento de seus engenheiros e especialistas nas áreas de aerodinâmica, instrumentação e simulação, materiais de construção, estruturas, hidráulica e análise de dados. No total, entre 15 e 20 engenheiros da empresa com sede na França vão integrar a equipe de design da Oracle durante os próximos três anos.

“Esta é uma aventura totalmente nova para nós”, declarou Fabrice Brégiar, presidente e diretor geral da da Airbus. “Há muitas semelhanças entre o barco da America’s Cup e nossos projetos de aeronaves e esta parceria será benéfica para as duas partes”, concluiu Brégiar.

A próxima edição da America’s Cup está marcada para 2017 e também será disputada em catamarãs com hidrofólios e vela-asa, mas os veleiros serão menores do que os AC72 da última disputa.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!