America’s Cup
Larry Ellison, dono da quinta maior fortuna do mundo e velejador, é, também, o responsável pela America’s Cup desde a vitória de sua equipe, a Oracle Team USA, em 2010. Como patrono da equipe ele acaba de firmar uma aliança tecnológica com a Airbus, empresa francesa que fabrica aviões, para o projeto do próximo veleiro da competição.
O anúncio foi feito na semana passada e o capitão da equipe Oracle, o australiano James Spithill, participou da coletiva de imprensa. Ele comparou os atuais AC72, veleiros utilizados na última edição da regata, a aviões. “Nós temos muito a aprender com a experiência dos engenheiros da Airbus”, declarou o velejador.
Como parceira oficial da equipe de vela dos Estados Unidos, a Airbus irá compartilhar o conhecimento de seus engenheiros e especialistas nas áreas de aerodinâmica, instrumentação e simulação, materiais de construção, estruturas, hidráulica e análise de dados. No total, entre 15 e 20 engenheiros da empresa com sede na França vão integrar a equipe de design da Oracle durante os próximos três anos.
“Esta é uma aventura totalmente nova para nós”, declarou Fabrice Brégiar, presidente e diretor geral da da Airbus. “Há muitas semelhanças entre o barco da America’s Cup e nossos projetos de aeronaves e esta parceria será benéfica para as duas partes”, concluiu Brégiar.
A próxima edição da America’s Cup está marcada para 2017 e também será disputada em catamarãs com hidrofólios e vela-asa, mas os veleiros serão menores do que os AC72 da última disputa.
Foto: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025