Uma unidade do primeiro anfíbio de uso particular está à venda em leilão virtual nos EUA
Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
Nos revolucionários anos 1960, o engenheiro, inventor e designer alemão Hans Trippel (de cujas pranchetas saíram, entre outras criações, as famosas portas com formado de asas de gaivota do Mercedes-Benz Gullwing) criou aquele que é considerado o primeiro veículo anfíbio de uso particular: o Amphicar, que teve a produção interrompida na mesma década de 60, por conta do preço, considerado caríssimo. Quem, compraria um carro anfíbio para o dia a dia?
Anda assim, foram construídas 3 878 unidades do veículo, equipado com um motor traseiro de 43 hp a 56 hp, das quais cerca de 1 000 sobrevivem até hoje — seu proprietários realizam um encontro anual nas águas do Lago Neuchâtel, na Suíça, durante o qual aproveitam para trocar informações e peças dos modelos, já que não é nada fácil encontrar reparos para carros-barcos de 50 anos atrás.
Uma das unidades, ano 1968, está no Brasil: anda pelas ruas de Manaus e navega nas águas do rio Negro, tocada pelos herdeiros de Aldo Melo Sousa Pessoa, seu primeiro proprietário, que fez oito viagens com o conversível entre o Amazonas e Rondônia, além de levar a família diversas vezes para ver o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões.
Leia também
» Teste Schaefer 660: navegamos na nova lancha de 66 pés do estaleiro Schaefer Yachts
» Conheça Luana Tironi, a jovem que comanda como poucas a operação de uma marina em Piçarras
» Yacht Collection reuniu clientes e amigos na 25ª edição do Yacht Weekend
Outra unidade, modelo Amphicar 770, ano 1964, foi parar no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e chamou atenção esta semana por estar está à venda no eBay. O lance mais recente foi de US$ 29.950. Parece muito, mas nos EUA um carro desses sem modificações pode passar do US$ 70 mil. O vendedor é a Classic Auto Mall de Morgantow.
Confortável e muito fácil de dirigir, o Amphicar atinge 94 km/h na estrada e 8 nós na água. Como barco, se provou muito eficiente, com o registro, inclusive, de algumas travessias marítimas, como o cruzamento entre a Espanha e o norte da África; ou de San Diego à Ilha de Catalina, nos EUA; ou ainda entre a Inglaterra e a França, pelo célebre Canal da Mancha, que atravessou por três vezes. Já nas ruas, é considerado excelente na neve, melhor que muitos 4×4.
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros