Aniversário de Floripa

Por: Redação -
20/03/2015

Neste sábado, com largada e chegada em frente ao Trapiche Municipal da Avenida Beira-Mar Norte, acontece a Regata Cidade de Florianópolis, válida como segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano. O evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário da capital catarinense, que completa 289 anos na próxima segunda, 23.

A sinalização de partida da regata está prevista para 12h30 e a expectativa da organização é contar com pelo menos 250 velejadores nas tripulações dos barcos das classes C30, HPE, ORC, BRA-RGS, Cruzeiro e Proa Rasa.

Com previsão de vento sul, a largada deve acontecer com os barcos partindo com os balões coloridos içados, em direção ao meio da Baía Norte. Após a primeira boia, as embarcações voltam próximo ao Balneário do Estreito e depois passam novamente pelo Trapiche, completando um triângulo que permite a quem estiver na Avenida Beira-Mar Norte e na Beira-Mar Continental, assistir o desenrolar da competição. O percurso para os barcos mais rápidos inclui duas voltas e meia nessa raia, enquanto os mais lentos fazem duas voltas.

A premiação do evento acontece logo após as disputas das regatas, com presença de autoridades do município e velejadores e os vencedores serão premiados com cópias de obras do artista plástico Hassis, autenticadas pela Fundação Hassis, e exemplares de livros do artista editados pela Tempo Editorial.

Com dez etapas programadas para o ano de 2015, a Copa Veleiros de Oceano é um dos mais tradicionais circuitos do gênero no país. Após as disputas da Centro-Jurerê e da Regata Cidade de Florianópolis estão programadas as seguintes provas: Regata Fortalezas (Abril), Regata Tripulação (Maio), Regata Lineares (Junho), Regata Baía Sul (Agosto), Regata Arquipélago (Setembro), Regata Mormaii/Bombinhas (Outubro), Regata Marejada (Novembro) e a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o ano no mês de dezembro.

 

Foto: Gabriel Heusi/ICSC

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De outra galáxia: estúdio britânico lança conceito fictício de megaiate do Star Wars

    Tradição da ThirtyC desde 2015, design foi projetado apenas para celebrar o Dia do Star Wars. O projeto, contudo, não sairá do papel

    Projeto que leva pessoas com deficiência visual para a vela abre novas turmas em São Paulo

    Iniciativa da Sailing Sense, criada em 2007 pelo velejador Miguel Olio, está com inscrições abertas. Primeira aulas devem começar ainda em maio

    Giallo Fly: Ferrari anuncia cor oficial do Hypersail, seu primeiro barco

    Pintura representa a "segunda alma" da Ferrari, já estampada em clássico dos anos 1960

    Mais de 3 mil moedas: maior tesouro viking da história da Noruega é encontrado

    De acordo com os arqueólogos, as peças são datadas de 980 a 1040 d.C. e originárias de vários países da Europa

    Correio por barco: mulher mantém viva tradição centenária na Alemanha

    Andrea Bunar entrega correspondências pelos rios e canais ao redor de Lehde, em um percurso de 8 km por dia