Arca Moderna

Por: Redação -
12/07/2016

Para o arquiteto Alexander Remizov, o projeto de um edifício precisa atender dois requisitos: estrutura resistente à condições meteorológicas extremas e garantia de segurança total dos moradores. Por isso, ele apresenta um edifício em forma de arca, capaz de resistir, em terra firme ou na água, à condições extremas.

O edifício, concebido com base nas soluções arquitetônicas para as alterações climáticas previstas pela União Internacional de Arquitetos, tem uma estrutura de construção rápida e de extraordinária força, graças à combinação de vigas de madeira com o comportamento dos cabos de aço tensionados.

O “Ark Project”, que tem 14.000 metros quadrados de área, pode ser construído para abrigar um hotel ou um conjunto de apartamentos. A base em forma de concha elimina os problemas de carga vividos por edifícios antes de um terremoto e além de resistir à abalos sísmicos, a base em forma de concha também permite que a estrutura flutue caso o nível do mar suba de forma extraordinária.

O arquiteto garante que não se trata de um navio, mas a vida a “bordo” é garantida mesmo que o edifício esteja a milhares de quilômetros da costa. A cúpula tem uma forma que ajuda a criar redemoinhos, produzindo energia através de uma turbina eólica e células fotoelétricas e captadores de calor também servem como fontes alternativas de energia.

Outra solução apresentada por Remizov é o material que reveste a estrutura, trata-se de uma espécie de papel, acetato de tetafluoretileno, que, segundo o arquiteto, é mais transparente, mais leve e mais forte do que o vidro. Ele é preso por armações de metal que também servem para coletar água da chuva.

A área verde é outro item essencial nesta arca moderna. Nenhuma árvore ou planta deve atrapalhar a iluminação natural do local e deve ser eficiente para produção de oxigênio e alimento.

Fotos: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar

    Exclusivo e veloz: escuderia alemã entra no ramo náutico e lança barco elétrico que chega aos 85 km/h

    ABT Sportsline fechou parceria com a austríaca Marian para lançar 20 exemplares da lancha; valores chegam aos R$ 2,5 milhões