Arca Moderna

Por: Redação -
12/07/2016

Para o arquiteto Alexander Remizov, o projeto de um edifício precisa atender dois requisitos: estrutura resistente à condições meteorológicas extremas e garantia de segurança total dos moradores. Por isso, ele apresenta um edifício em forma de arca, capaz de resistir, em terra firme ou na água, à condições extremas.

O edifício, concebido com base nas soluções arquitetônicas para as alterações climáticas previstas pela União Internacional de Arquitetos, tem uma estrutura de construção rápida e de extraordinária força, graças à combinação de vigas de madeira com o comportamento dos cabos de aço tensionados.

O “Ark Project”, que tem 14.000 metros quadrados de área, pode ser construído para abrigar um hotel ou um conjunto de apartamentos. A base em forma de concha elimina os problemas de carga vividos por edifícios antes de um terremoto e além de resistir à abalos sísmicos, a base em forma de concha também permite que a estrutura flutue caso o nível do mar suba de forma extraordinária.

O arquiteto garante que não se trata de um navio, mas a vida a “bordo” é garantida mesmo que o edifício esteja a milhares de quilômetros da costa. A cúpula tem uma forma que ajuda a criar redemoinhos, produzindo energia através de uma turbina eólica e células fotoelétricas e captadores de calor também servem como fontes alternativas de energia.

Outra solução apresentada por Remizov é o material que reveste a estrutura, trata-se de uma espécie de papel, acetato de tetafluoretileno, que, segundo o arquiteto, é mais transparente, mais leve e mais forte do que o vidro. Ele é preso por armações de metal que também servem para coletar água da chuva.

A área verde é outro item essencial nesta arca moderna. Nenhuma árvore ou planta deve atrapalhar a iluminação natural do local e deve ser eficiente para produção de oxigênio e alimento.

Fotos: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória