Atenção ao manete!

Por: Redação -
05/08/2015

Uma pilotagem abusiva afeta não só o motor, mas também o sistema de propulsão, que tem engrenagens e eixos muito bem sincronizados. Por isso, bruscas alternâncias de aceleração ou esforços contínuos em regime máximo causam desgastes ao conjunto. E não é só isso. Também a cabine e os porões sofrem uma barbaridade quando o casco é submetido a uma pilotagem mais “agressiva”, especialmente em dias de mar picado. Nessas ocasiões, as conexões elétricas e hidráulicas tornam-se vítimas frequentes dos solavancos. Fios se soltam, parafusos afrouxam e costumam surgir danos até em vasos sanitários. No porão, o problema é ainda mais sério. Com as pancadas no casco, braçadeiras e baterias tendem a afrouxar, gerando vazamentos e panes elétricas. Veja 5 dicas para evitar problemas assim:

1 – Não engate ou desengate o motor de maneira ríspida, para frente e para trás, se a lancha ainda estiver com bom avanço, porque isso força as engrenagens da rabeta e pode gerar danos sérios ao sistema de propulsão.

2 – Execute ações firmes (mas não com força) nos engates, especialmente no caso de motores de popa. Mas, se acionar os manetes com suavidade excessiva, as engrenagens também poderão sofrer desgastes, por falta de precisão nos engates.

3 – Aguarde alguns segundos até que o propulsor pare de girar em um determinado sentido, para, só então, engatá-lo no sentido oposto. Do contrário, você forçará as engrenagens do reversor.

4 – Cuidado para não acionar o trim de apenas um motor, quando operar um barco com dois. Isso sobrecarregará o outro motor e ainda fará o barco navegar desequilibradamente.

5 – Evite navegar com manetes em posições diferentes quando usar dois motores ao mesmo tempo. Isso gerará esforços e desgastes diferentes nos dois motores e complicará também as revisões de manutenção.

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho