Baleias e golfinhos são vistos no litoral norte paulista


2020 começou com visitas surpreendentes no mar do litoral norte paulista: quatro espécies de golfinho e uma de baleia já foram avistadas neste mês entre Ilhabela e São Sebastião (SP).
Assim como a variedade, a frequência das observações e o número de indivíduos surpreenderam os especialistas. “Só de botos-cinza nós fizemos quatro avistamentos, todos de grupos numerosos. Em uma das vezes vimos mais de duzentos”, comenta o fotógrafo e fundador do “Projeto Baleia à Vista”, Julio Cardoso, que destaca ainda outros flagrantes.
“Das seis espécies de golfinhos que vivem na região, já avistamos quatro. A torcida agora é para que o dentes-rugosos e o golfinho-comum apareçam para fecharmos a lista”, comemora.
LEIA TAMBÉM
A aparição dos animais é um verdadeiro desfile com shows de acrobacias, característica comum do golfinho-pintado-do-atlântico, por exemplo: a espécie fica mais ativa em regiões onde há comida disponível e usa de suas habilidades aquáticas para mostrar que está se divertindo e interagindo com o meio.
Na lista de flagrantes na região constam ainda as toninhas, espécie ameaçada de extinção; e os golfinhos-nariz-de-garrafa, cujo grupo avistado era de 50 indivíduos. “Costumamos ver golfinhos nessa época, mas a quantidade e o tamanho dos grupos está surpreendendo”, diz Julio.
Na primeira quinzena de janeiro os fotógrafos e observadores também comemoraram o avistamento de uma baleia-de-bryde, espécie que vive na região e, durante o verão, se aproxima da costa para se alimentar. Mesmo com o corpo alongado de até 16 metros, a baleia é discreta e raramente observada, pois evita a aproximação de embarcações.
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação, tida como a mais antiga da região feita com a técnica carvel, pode fornecer informações sobre a transição naval medieval e moderna
Cientistas modificaram geneticamente dois espécimes para que consumissem a substância e depois a eliminassem
Animal foi visto no Saco do Céu, em Angra dos Reis (RJ), e pode ser o mesmo avistado em Ubatuba no início do ano
Mako Shark foi inspirado nos tubarões-mako e entrega conforto e lazer sem deixar de lado as características exploradoras
Maior embarcação e barco de entrada do estaleiro estão entre os modelos; salão acontece de 26 de abril a 4 de maio