Dersa entrega balsa reformada e aumenta a capacidade na travessia entre Santos e Guarujá

Por: Redação -
29/01/2020

A Dersa entregou, na manhã desta segunda-feira (27), a 7ª embarcação que passa a integrar o sistema de travessias de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. A FB-20 foi totalmente remodelada e comporta 45 veículos por vez, o que deve aumentar em 22% a capacidade operacional do sistema. A reforma recebeu o investimento por parte do Governo do Estado de R$ 2,6 milhões.

A entrega foi feita às 10h na presença do secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da Dersa, João Luiz Lopes. A cerimônia ocorreu no bolsão de embarque, no lado de Santos, na Praça Gago Coutinho, 525, na Ponta da Praia. A remodelação da balsa faz parte do programa de reformas e manutenções lançado no início de 2019.

A embarcação foi reformada no casco e convés, nos sistemas de propulsão, elétrico e hidráulico e recebeu novos equipamentos de salvatagem. Além disso, também ganhou nova pintura e um novo grafismo em homenagem ao aniversário de Santos, que completou 474 anos no domingo (26).

LEIA TAMBÉM

Com a nova embarcação, o sistema que contava com seis balsas em operação passa a ter sete. A capacidade operacional do sistema passa de 500 veículos por hora, em cada sentido, para 612 veículos por hora. Isso significa um aumento de 22% no sistema.

Com a entrega da FB-20, somam nove embarcações reformadas e modernizadas desde o início do ano passado. Ainda está prevista a entrega de três embarcações, sendo uma balsa e duas lanchas de passageiros.

As lanchas irão operar na travessia Santos/Vicente de Carvalho, que terá a capacidade operacional também ampliada dos atuais 1 927 passageiros por hora, em cada sentido, para 3 082 passageiros por hora, um aumento que corresponde a 60%. Além disso, a travessia Guarujá/Bertioga também receberá uma lancha exclusiva para pedestres e ciclistas para 190 passageiros até o final da temporada.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sede da abertura da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Miami é também forte destino náutico

    Cidade dispõe de insfraestrutura de ponta e conta com um clima tropical durante todo o ano

    Câmara aprova uso de água da chuva e do mar em prédios no litoral; entenda o que muda

    Projeto de Lei agora segue para análise no Senado

    Finalmente, Antártica! Tripulação atraca no continente gelado no 8º episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego

    Fazenda subaquática: plantação no fundo do mar é aposta de empresa italiana

    Ecossistema autossustentável "Nemo’s Garden" é tido como o primeiro do tipo no mundo. Conheça

    Estudo revela “lado B” dos testes nucleares dos EUA nas Ilhas Marshall

    Relatório inédito revela impactos em populações ao redor do mundo e cobra por justiça nuclear