Barco a vapor, do Século 19, é encontrado soterrado às margens de rio em Minas Gerais
Pescadores encontraram uma embarcação soterrada às margens do Rio Grande, em Ribeirão Vermelho (MG). O barco a vapor do século 19, com cerca de 10 metros de comprimento, seria responsável pelo transporte de passageiros e pequenas mercadorias. Uma outra embarcação também apareceu com a baixa da Represa do Funil. Uma lancha, toda feita de madeira, não vai poder ser restaurada.
Os moradores disseram que é comum encontrar embarcações no local, porque ali funcionava o antigo porto da cidade. Quando o rio baixa, é possível ver um pedaço dele, um paredão de pedra, onde os barcos atracavam. Antes de virar uma referência ferroviária, Ribeirão Vermelho teve um intenso movimento de navegações até o fim dos anos 1940. O atual prédio da prefeitura foi a central das operações.


Não foi a primeira vez que os barcos apareceram às margens do Rio Grande. Há mais de 20 anos, uma lancha foi retirada soterrada com a ajuda de moradores. Em 2014, uma lancha do século passado também foi encontrada. Na época, a prefeitura havia prometido a retirada para preservação. Mas a promessa não foi cumprida e a lancha está no mesmo lugar. A prefeitura diz que não houve tempo suficiente para fazer a retirada. A ONG Circuito Ferroviário se interessou pelo barco e se ofereceu para fazer a restauração.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Novo jogo da Rockstar se passa em Leonida, estado fictício inspirado na Flórida, e usa praias, barcos, pântanos e marinas como parte da ambientação
Bicampeã olímpica foi a primeira capitã da história da disputa pelo Mubadala Brazil, primeira equipe sul-americana do campeonato
Pesqueiro estava sem comunicação desde 27 de agosto e foi encontrado à deriva após uma avaria no sistema de propulsão
Embarcações CC 320 e Cat 370 terão condições especiais e exclusivas para quem fechar negócio durante o evento
Evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Terminal de Cruzeiros de Salvador, com debates sobre turismo náutico, infraestrutura, indústria, sustentabilidade e futuro dos oceanos




