Primeira balsa elétrica do Reino Unido deverá iniciar operação em 2021


Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
O “e-Voyager”, primeira balsa elétrica do Reino Unido, saiu da marina de Plymouth, no dia 13 de outubro, a fim de realizar testes para, em abril de 2021, iniciar o transporte de passageiros pelo litoral sul da Inglaterra.
Fruto de um projeto inaugural do Voyager Marine, o barco elétrico é cobaia de uma ação da construtora que visa municiar e oferecer um pacote completo de design, instalação e manutenção de embarcações elétricas de alto mar. O barco se idealizou através de uma reforma feita pelo consórcio que inclui a Plymouth Boat Trips e o Voyager Marine, em parceria com a Universidade de Plymouth.
Leia também
>> Conheça as novas balsas elétricas das Cataratas do Niágara
>> Istambul coloca o primeiro rebocador totalmente elétrico do mundo em funcionamento
>> Novo motor elétrico de aro já pode ser encomendado na França
O sistema de propulsão elétrica irá substituir um antigo motor diesel de 60 hp, que foi desenvolvido pela EVParts UK e usa um motor de 400V. Além disso, a balsa terá uma bateria reformulada do Nissan Leaf, que fornece armazenamento de energia.
A deputada local, Sheryll Murray, supervisionou a cerimônia de lançamento, e afirmou que a Câmara Municipal de Plymouth deve instalar três carregadores de 22 kWh no porto, permitindo um tempo de carregamento de três horas.
O barco será carregado durante a noite ao atracar, para funcionar por um dia inteiro e completar seus requisitos de viagem com uma única carga. Se necessário, o modelo será conectado e recarregado entre as viagens conforme os passageiros embarcam.
Agora que o e-Voyager está concluído e operando, a Universidade de Plymouth irá coletar dados sobre o impacto do ar, da água e do ruído do barco para demonstrar os benefícios ambientais que uma troca do combustível pelo elétrico é capaz de proporcionar.
Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa
Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas
Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez
Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes
Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio




