Primeira balsa elétrica do Reino Unido deverá iniciar operação em 2021

Por: Redação -
23/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O “e-Voyager”, primeira balsa elétrica do Reino Unido, saiu da marina de Plymouth, no dia 13 de outubro, a fim de realizar testes para, em abril de 2021, iniciar o transporte de passageiros pelo litoral sul da Inglaterra.

Fruto de um projeto inaugural do Voyager Marine, o barco elétrico é cobaia de uma ação da construtora que visa municiar e oferecer um pacote completo de design, instalação e manutenção de embarcações elétricas de alto mar. O barco se idealizou através de uma reforma feita pelo consórcio que inclui a Plymouth Boat Trips e o Voyager Marine, em parceria com a Universidade de Plymouth.

Leia também 

>> Conheça as novas balsas elétricas das Cataratas do Niágara
>> Istambul coloca o primeiro rebocador totalmente elétrico do mundo em funcionamento
>> Novo motor elétrico de aro já pode ser encomendado na França

O sistema de propulsão elétrica irá substituir um antigo motor diesel de 60 hp, que foi desenvolvido pela EVParts UK e usa um motor de 400V. Além disso, a balsa terá uma bateria reformulada do Nissan Leaf, que fornece armazenamento de energia.

A deputada local, Sheryll Murray, supervisionou a cerimônia de lançamento, e afirmou que a Câmara Municipal de Plymouth deve instalar três carregadores de 22 kWh no porto, permitindo um tempo de carregamento de três horas.

O barco será carregado durante a noite ao atracar, para funcionar por um dia inteiro e completar seus requisitos de viagem com uma única carga. Se necessário, o modelo será conectado e recarregado entre as viagens conforme os passageiros embarcam.

Agora que o e-Voyager está concluído e operando, a Universidade de Plymouth irá coletar dados sobre o impacto do ar, da água e do ruído do barco para demonstrar os benefícios ambientais que uma troca do combustível pelo elétrico é capaz de proporcionar.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio