Barco especial auxilia na limpeza da Represa de Guarapiranga
As ações são uma iniciativa da Sabesp, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da cidade de São Paulo, que assinaram um termo de cooperação do Programa Nossa Guarapiranga. O novo acordo, assinado em março desse ano, tem validade de 12 meses e pode ser prorrogado por cinco anos.
Outra realização da Nossa Guarapiranga é a instalação de 1 100 metros de ecobarreiras (estruturas flutuantes) em diferentes pontos da represa. São boias com telas metálicas posicionadas na foz dos córregos que deságuam na represa, fazendo com que o lixo jogado nas ruas, ou não recolhido, seja contido e não invada o reservatório, já que, quando chove, esse material acaba sendo arrastado pelos córregos até o manancial.
Além disso, a Sabesp faz a recuperação da vegetação nas ilhas da represa. Um dos destaques é a Ilha da Formiga, que recebeu o plantio de 300 mudas de árvores e tornou-se ponto de lazer.
Os benefícios alcançam cerca de 1 milhão de pessoas que vivem no entorno da Guarapiranga, além das 4 milhões que são abastecidas por ela. O programa também proporciona a prática de esportes náuticos e do lazer nas águas do manancial. Desde 2011, o Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil m³ de resíduos da represa e suas margens, o que equivale a 6 000 caminhões basculantes, um veículo com uma caçamba articulada para grandes transportes, de 20 m³.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público
Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos
A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória
Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil
Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento




