Barco que produz combustível a partir da água do mar passará por 50 países
A embarcação tida como a primeira ecologicamente autossustentável do mundo, Energy Observer, partiu nesta quarta-feira (28) do porto de Marselha, na França, para uma viagem de seis anos por 50 países, fazendo escalas em 101 portos, com o objetivo de promover temas como energias renováveis e mobilidade.
O barco é capaz de produzir seu próprio hidrogênio de combustível a bordo, a partir da água do mar, sem emitir gases de efeito estufa ou partículas finas. O Energy Observer é equipado, ainda, com painéis solares.
O modelo é um antigo catamarã usado para corrida, construído em 1983, no Canadá, totalmente transformado em uma embarcação do futuro, impulsionado por propulsão elétrica graças à mistura de energias renováveis e ao sistema de produção de hidrogênio sem carbono.
O projeto vem sendo desenvolvido desde 2013 e conta com o apoio de 30 tripulantes a bordo. A rota do Energy Observer pode ser acompanhada por aqui.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros