BeTriton: o veículo bizarro que é barco, triciclo e camper ao mesmo tempo
Já imaginou um veículo que fosse barco, triciclo e camper ao mesmo tempo? Provavelmente não. O designer letão Aigars Lauzis, no entanto, não apenas concebeu a ideia deste “transformer”, como a tornou realidade.
Batizada de BeTriton, a engenhoca consiste em uma acomodação para pernoite que se move por terra na forma de um triciclo e, como se não bastasse, pode se converter em barco, ganhando as águas. Até duas pessoas podem viajar e dormir nela.
Estranho? Sim. Ecológico? Também
A preocupação com o meio ambiente também está presente neste veículo. Seu módulo camper conta com painéis solares ligados a baterias de lítio com potência de 100W. Tanto o triciclo quanto o barco são elétricos. E, para tornar tudo isso ainda mais verde – literalmente -, o BeTriton traz um vaso para você carregar uma plantinha com você nas viagens.
Modo barco
Quando convertido em barco, ele promete atingir a velocidade máxima de 5 km/h, e seu alcance fica entre 20 e 40 km.
A transformação se dá em duas fases: primeiro, as rodas se dobram para cima, enquanto estabilizadores infláveis flutuantes são acionados. Em seguida, um motor de pesca elétrico desce da cabine e entra em operação. O capitão também dispõe de remos, para o caso de a energia se esgotar.
Modo triciclo
O triciclo, por sua vez, promete chegar à marca dos 25 km/h e alcançar entre 50 e 100 km. Ele também inclui frenagem hidráulica nas três rodas e trava para estacionamento. Seu corpo é de aço inoxidável e alumínio.
Por menor que seja, o BeTriton não deixa a desejar nos quesitos conforto e praticidade. Seu gabinete possui uma mesa dobrável, porta-copos, compartimentos de bagagem, luzes de leitura, carregadores USB e um sistema de som Bluetooth.
Ele mede quase 4 m de comprimento e tem 1,45 m de largura e 1,75 de altura. Seu peso é de 250 kg.
O BeTriton está em produção e custa € 14 500 (aproximadamente R$ 76 868). Sua distribuição começará na Europa, mas há planos para torná-lo um fenômeno nos demais continentes.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu