Associação estadunidense dá dicas de como iluminar embarcações com segurança


Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A BoatUS, associação estadunidense de proprietários de barcos, aconselha navegadores sobre iluminação decorativa não apropriada para a navegação. Muitos proprietários gostam de investir em luzes de LED diferenciadas para o seu barco. O que eles não sabem é que, se instaladas no lugar errado, esses leds podem fazer com que outros navegadores os interpretem da forma errada, podendo acarretar em um risco à segurança.
A customização de barcos, apesar de ter se tornado cada dia mais comum e promover a criação de personalidade de uma embarcação, também tem seu lado ruim. Com opções que vão de cordas à iluminação subaquática, o maior desafio das soluções em iluminação é, principalmente, a imagem delas com o barco em movimento.
Partindo desse dilema, a Fundação BoatUS para Segurança Náutica e Água Limpa, organização sem fins lucrativos presidida por Chris Edmonston, divulgou duas dicas para a hora de comprar e instalar as luzes decorativas em cada barco.

Leia também
» Estaleiro austro-italiano lança moderna linha de barcos customizados Mini Ilumen. Conheça
» Conheça o maior projeto da Azimut Yachts: o Grande Trideck de 38 metros
» Estaleiro Italiano apresenta lancha de 67 pés com acabamento de superiate
A primeira é: “Quando em movimento, evite exibir qualquer luz que possa ser confundida com uma luz de navegação ou outro tipo de embarcação. Ao instalar iluminação LED decorativa, passar a fiação para um único interruptor mestre permite que você desligue facilmente todas as luzes não essenciais antes de sair. Lembre-se de que luzes azuis piscantes são reservadas para a aplicação da lei – à distância, a ação das ondas combinada com o balanço constante de luzes azuis de alta intensidade abaixo da linha d’água pode dar a aparência de uma embarcação policial”.
E a segunda: “Não instale luzes decorativas que impeçam o operador de manter uma boa vigilância. Ao correr entre o pôr-do-sol e o nascer do sol, é fundamental que aqueles que estão atrás do volante mantenham sua visão noturna, então o objetivo número um é manter a luz longe dos olhos do operador. O brilho da iluminação estética, como luzes LED de corda enroladas em uma estação de leme, pode prejudicar a visão noturna”.

A Fundação BoatUS para Segurança Náutica e Água Limpa é financiada majoritariamente por doações de membros da BoatUS, e trabalha para promover uma navegação segura, limpa e responsável. Além disso, ainda oferece alcance educacional diretamente para velejadores e pescadores com o objetivo de reduzir acidentes e fatalidades. Hoje, são 36 cursos estaduais gratuitos, que podem ser encontrados (em inglês) no site: boatus.org/courseline/
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade
Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes
Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial
Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana
Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho