Brasileiro de Hobie Cat


A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de Ilha Bela, São Paulo, conquistou, nesta quarta-feira (5), o título do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), disputado desde o último domingo (2), Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, litoral norte de Pernambuco. Os velejadores paulistas mantiveram o favoritismo do primeiro dia, quando terminaram na liderança, e confirmaram a boa fase nas quatro últimas regatas do Nacional – um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto.
Ao todo, oito regatas foram realizadas no Brascat 2014. Com os descartes (exclusão dos dois piores resultados nas oito regatas) a dupla Bernard e Diogo finalizou a competição com 11 pontos. A segunda colocação geral ficou com o campeão brasileiro do ano passado, também de Ilha Bela, José Roberto de Jesus e Otávio Cardoso, que somaram 17 pontos. André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, completaram o pódio ficando com a medalha de bronze.
A pernambucana radicada em São Paulo, Geisa Lira, que velejou com Felipe Frey, ficou na quarta colocação geral. O outro pernambucano na disputa, Guilherme Araújo, que correu com a gaúcha Karoline Bauermann, subiu da 16ª posição, no primeiro dia, para a 11ª colocação final. Nas quatro regatas realizadas nesta quarta, o pernambucano terminou 10º, 14º, 15º e sétimo.
“O nível técnico do Brasileiro de Hobie Cat 16 foi muito elevado. O campeão realmente era o mais experiente e correu muito bem nos dois dias, manteve uma constância. Ao contrário do primeiro dia, nesta quarta, o vento estava de médio para bom”, resumiu Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brasileiro.
O paraibano Diogo Monteiro, do Iate Clube da Paraíba, também confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14. O atual hepta campeão, Fábio Espinar, também da Paraíba, ficou com o segundo lugar, seguido do catarinense Adam Mayerle.
A partir de agora, todas as atenções estarão voltadas para o Sul-Americano de Hobie Cat 16, que começa nesta sexta-feira (7). Trinta barcos disputarão a competição continental que classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico. “O Brasil tem tudo para conseguir uma das vagas. Além de estar em casa, tem bons velejadores na disputa”, comentou Edival Júnior.
Fotos: Marcos Mendez/SailSatation
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Conexão inusitada ocorreu em 2020 e, desde então, dupla teve encontros não agendados e brincadeiras com plásticos encontrados na água
Famoso Miss America VIII foi construído em 1929 e chega repaginado com parelha de 1.860 hp para ser arrematado neste sábado (17)
Para responder, é preciso fazer uma viagem ao passado até meados do século 17, quando nasceu um engenhoso aparelho chamado de "barquinha"
Experimento intrigou pesquisadores, dividiu opiniões e revelou comportamento inusitado desses animais
Descrito como uma plataforma de extensão para motos aquáticas, o produto une a adrenalina do jet com a socialização da lancha
















