Brasileiro de HPE 25

Por: Redação -
12/06/2015

Entre os dias 28 e 31 de maio foi realizado o 9º Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25, no Yacht Club Ilhabela, acompanhado de sorteios, canoas de cerveja promovidos pelo principal patrocinador, a Suzuki Veículos. O campeonato foi realizado em conjunto com a Copa Swift Sport e teve muitas surpresas na raia.

Aeolos (o deus grego do vento) não ajudou muito a comissão de regatas coordenada por Claudio Buckup e o juri coordenado por Pedro Paulo Pettersen e Humberto Albuquerque. Dos quatro dias de regatas que haviam sido programados somente em dois houve condições técnicas para regatas competitivas. Além da falta de vento, uma colisão entre os veleiros Aventura 55 e Ginga, atrapalhou um pouco a continuidade do campeonato. Apesar dos percalços, as largadas foram emocionantes como a de Roberto Martins, do Carioca Fiote, de vela direita encima da boia, a chamada largada olímpica nas duas regatas da sexta-feira, 29.

O Magoo, campeão de 2015, 9ª edição do brasileiro, teve uma constância excelente, comandado por Mario Sergio Jesus Jr. “As raias foram muito empolgantes, os técnicos ajudaram no reboque e foi legal, a disputa foi pesada com muita gente boa velejando, no fim todos estavam empatados por um ponto e a disputa do primeiro lugar durou até o último minuto, foi muito bom. Nossa velejada, no geral, foi tranquila, nós não éramos os favoritos mas tínhamos a pretensão de velejar bem. Após um ano parados, ninguém pensou em nos marcar na raia, entramos para nos divertir e fazer nosso campeonato, porém acho que o fato de eu viver aqui e conhecer o local, favoreceu muito. E o principal para mim foi o fato de não termos pressão, fomos confiando e aumentando nossa confiança colocando o barco para velejar sem a obrigatoriedade de vencer. Deu certo”, declarou Juninho de Ilhabela, como o velejador é conhecido.

No total, 14 embarcações participaram da competição. Confira o resultado completo e veja as fotos da disputa:

1º Magoo – Augusto Falletti
2º Fit to Fly – Eduardo Mangabeira
3º Ginga – Breno Chvaicer
4º Suzuki Bond Girl – Rique Wanderley
5º Relaxa – Haroldo Solberg
6º Arretado – Flavio Andrade
7º Carioca Fiote – Roberto Martins
8º Repeteco – Fernando Haaland
9º Zoom – Daniel Chvaicer
10º Aventura 55 – José Vita
11º Conquest – Marco Hidalgo
12º Atrevido – Fabio Bocciarelli
13º Força 12 – Arno Juk
14º Tereza – Niels Rump

Fotos Marcos Mendez/Sailstation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Interiores náuticos sustentáveis: como novos materiais transformam o design de barcos

    Uso de revestimentos vinílicos adesivos e práticas de economia circular ganham espaço na indústria náutica; JAQ H1 é exemplo da tendência

    Veleiro Lelei: a história do andarilho que construiu a própria casa flutuante

    Vanderlei Becker precisou de cinco anos e muitos sacrifícios para tirar do papel um barco de alumínio de 36 pés

    Conheça parques estaduais e naturais de SP com atrativos náuticos

    Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo elencou os principais destinos da categoria. Aqui destacamos as opções mais atrativas para nossos leitores. Confira!

    Estudo revela que pequenos crustáceos estão levando microplásticos ao fundo do oceano

    Pesquisa mostra, em tempo real, como os copépodes ingerem e expelem os resíduos, enfraquecendo a capacidade do mar de absorver carbono

    “Hall da fama”: SailGP terá 27 medalhistas olímpicos durante etapa inédita no RJ

    Ao todo, atletas somam 40 medalhas em Jogos Olímpicos. Entre eles estão as bicampeãs Martine Grael e Kahena Kunze