C30 na ilha

Por: Redação -
02/07/2016

Os próximos dias serão os mais intensos da temporada para a C30 e sua expressiva flotilha de oito embarcações, para uma classe one-design, formada por paulistas e catarinenses. Este domingo (3) marca a abertura da 43ª Semana de Vela de Ilhabela com a regata Ilha de Toque-Toque por Boreste para os barcos de 30 pés. As provas seguem até 9 de julho, válidas também pelo Grand Prix C30, até o dia 5, e pelo Campeonato Brasileiro da classe até 8 de julho.

Os barcos paulistas têm travado disputa equilibradíssima no Circuito Ilhabela, o que mantém perspectivas de emoção do início ao fim das três competições simultâneas. “Chegamos à Semana de Vela com a tripulação bem entrosada. Devemos ter condições bem variadas, mas com predomínio de ventos fracos e médios que exigirão mais desempenho, taticamente. O +Realizado se comporta bem nesta situação, mas se considerarmos a competitividade da classe C30, precisamos manter concentração redobrada para brigarmos pelo pódio”, afirma o trimmer (regulador) da vela balão do +Realizado, Ricardo Apud.

O +Realizado é o vice-líder do circuito de 2016 (Copa Suzuki) com 20 pontos perdidos, após duas etapas, mesma pontuação do líder Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori. “O principal fator da C30 é a possibilidade de vitória aberta a todas as tripulações, o que mantém a motivação sempre elevada para se velejar. É delicioso você competir na classe em que as regatas são decididas em cima da linha de chegada e os campeonatos, por apenas um ou dois pontos”, enfatiza Dottori.

Disputam Semana de Vela, Grand Prix e Campeonato Brasileiro: Caballo Loco (Mauro Dottori), Caiçara (Marcos de Oliveira César), Loyal (Marcelo Massa), Kaikias (Felipe Echenique), Barracuda (Humberto Diniz) e +Realizado (José Luiz Apud), todos de São Paulo, além dos dois barcos de Florianópolis: Zeus (Inácio Vandersen), campeão em 2014, e Katana (Cesar Gomes). O Loyal defende os títulos, Brasileiro e da Semana de Vela, ambos conquistados em 2015, enquanto o Caiçara é o atual campeão do Circuito Ilhabela. Na segunda-feira (4) haverá regata especial para convidados a bordo.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

Assine NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Concurso levará estudantes para visitar moderno navio de pesquisa da Marinha do Brasil

    Alunos de ensino superior, médio e fundamental podem participar de disputa de redação organizada pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro

    Volvo Penta levará simulador de atracação virtual ao Boat Show de Itajaí

    Além da experiência imersiva, marca apresentará aos visitantes do evento náutico o sistema IPS para navegação otimizada

    Ícone da vela brasileira, Robert Scheidt lança biografia em livro

    Com noite de autógrafos do velejador, evento de lançamento será nesta quinta-feira (20), em São Paulo

    Mudanças climáticas estão afetando o tamanho das baleias-cinzentas; entenda

    Em estudo, pesquisadores afirmam redução de 13% no comprimento do animal nos últimos 25 anos

    Itajaí é polo náutico forte; conheça alguns estaleiros da região

    Das pequenas lanchas aos grandes iates, estaleiros de renome fabricam seus barcos em território itajaiense