Campeões da Copa da Juventude 2016 estão definidos

Por: Redação -
17/10/2016

Terminou nesta sexta-feira, 14, a edição 2016 da Copa da Juventude, competição importante no calendário da Vela Jovem, iniciativa da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para o desenvolvimento do esporte entre os jovens. Realizada na Baía de Guanabara após os Jogos Rio-2016, e com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, a competição foi seletiva para o Mundial da Juventude, que será disputado em Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro. Além disso, a entidade organizou diversas palestras ao longo da semana com a participação de nomes como Martine Grael e Robert Scheidt.

“Estamos sempre buscando a evolução e não fazer apenas do campeonato uma eliminatória para o Mundial da Juventude. Buscamos trazer mais conhecimento técnico e inspiração para estes jovens velejadores. Para isso, trouxemos este ano alguns dos nossos medalhistas olímpicos e treinadores para conversarem com a garotada. Também contamos com o apoio dos clubes para ajudar neste momento de transição entre a vela de iniciação e o alto rendimento”, afirmou o Secretário Geral da CBVela, Ricardo Lobato.

A edição 2016 da Copa da Juventude contou com 95 velejadores de 7 estados. Na classe 29er, os vencedores foram Lucas Cazale/Lucas Mirow e Helena De Marchi/Nicole Buuck; na classe 420, os campeões foram Gustavo Abdulklech/Pietro Geromini e Olivia Belda/Marina Arndt; na Hobie Cat 16 a dupla Carlos Eduardo Monteiro Lopes e Rafael Rizzato terminaram em primeiro; na Laser Radial os vencedores foram João Emilio Vasconcellos e Natascha Boddener; e na RS:X os campeões foram Daniel Pereira e Larissa Schenker.

Os vencedores em cada classe na Copa da Juventude ingressam no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas da CBVela. Nele, o Conselho Técnico de Vela Jovem e a diretoria da entidade avaliam os atletas para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o país no Mundial da Juventude.

Na edição 2015 do Mundial da Juventude, em Langkawi, na Malásia, o Brasil conquistou duas medalhas. Na classe 420 masculina, Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz faturaram a prata. Na RS:X masculina, Brenno Francioli ficou com o bronze.

Ao longo dos cinco dias de competição, os jovens velejadores assistiram à palestras diariamente no fim do dia. Foram palestrantes a campeã olímpica Martine Grael, o bicampeão olímpico Robert Scheidt além dos atletas olímpicos Gabriel Borges e Patricia Freitas. Também conversaram com a garotada os técnicos Javier Torres, Alexandre Saldanha e Bruno Di Bernardi. O treinador espanhol também ministrou clínicas para técnicos da Vela Jovem.

10Foto: Fred Hoffmann

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos