Campeonato Brasileiro abre temporada da classe C30 na vela oceânica


Disputas casco a casco e vitórias confirmadas apenas em cima da linha de chegada são situações frequentas na classe C30, o que garante emoção no mar da largada ao fim de cada regata. A expectativa é exatamente essa para a abertura do Campeonato Brasileiro de C30, entre 8 e 11 de fevereiro na Raia de Jurerê com sede no Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), em Florianópolis. A segunda e decisiva etapa será na Semana de Vela de Ilhabela, em julho.
O atual campeão brasileiro, Zeus Sailing Team, de Santa Catarina, é novamente candidato ao título pelo retrospecto de 2016. Além do Brasileiro conquistado em Ilhabela, a equipe comandada por Inácio Vandersen venceu a Regata Volta à Ilha (SC) e o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, que neste ano inclui na primeira etapa, a abertura do Brasileiro de C30. O também catarinense Katana (Fábio Filippon), inicia a temporada credenciado pelo título da classe na Semana de Vela de Ilhabela em 2016.
Os barcos “da casa”, porém, terão pela proa a força do representante paulista Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori. A experiente tripulação conquistou a medalha de bronze no Brasileiro de 2016. “Acredito que o Zeus seja o concorrente mais forte, não apenas pelo retrospecto recente, mas pelo amplo conhecimento da raia. O Katana trocou a tripulação recentemente, mas ambos os adversários merecem respeito”, afirma Dottori. O Campeonato Brasileiro de C30 chega à sexta edição, tendo como tetracampeão o Loyal (Marcelo Massa) e a vitória inédita do Zeus em 2016.
Estão previstas seis regatas para a classe C30 durante os quatro dias de competição, sendo uma prova de percurso na abertura do evento e as demais no formato barla-sota (entre duas boias). A confirmação do programa dependerá das condições do vento a ser analisada pela Comissão de Regatas (CR) a cada dia. Além da C30, o Circuito de Santa Catarina reunirá as classes ORC, IRC, RGS, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos.
Campeonato Brasileiro de 2016
1. Zeus Sailing Team
2. Katana
3. Caballo Loco
Semana de Vela de Ilhabela de 2016
1. Katana
2. Zeus Sailing Team
3. Caiçara
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos
A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória
Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil
Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento
A cerimônia nacional de entrega da premiação está marcada para 6 de novembro, no Iate Clube de Santa Catarina




