Campeonato Brasileiro abre temporada da classe C30 na vela oceânica

Por: Redação -
02/02/2017

Disputas casco a casco e vitórias confirmadas apenas em cima da linha de chegada são situações frequentas na classe C30, o que garante emoção no mar da largada ao fim de cada regata. A expectativa é exatamente essa para a abertura do Campeonato Brasileiro de C30, entre 8 e 11 de fevereiro na Raia de Jurerê com sede no Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), em Florianópolis. A segunda e decisiva etapa será na Semana de Vela de Ilhabela, em julho.

O atual campeão brasileiro, Zeus Sailing Team, de Santa Catarina, é novamente candidato ao título pelo retrospecto de 2016. Além do Brasileiro conquistado em Ilhabela, a equipe comandada por Inácio Vandersen venceu a Regata Volta à Ilha (SC) e o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, que neste ano inclui na primeira etapa, a abertura do Brasileiro de C30. O também catarinense Katana (Fábio Filippon), inicia a temporada credenciado pelo título da classe na Semana de Vela de Ilhabela em 2016.

Os barcos “da casa”, porém, terão pela proa a força do representante paulista Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori. A experiente tripulação conquistou a medalha de bronze no Brasileiro de 2016. “Acredito que o Zeus seja o concorrente mais forte, não apenas pelo retrospecto recente, mas pelo amplo conhecimento da raia. O Katana trocou a tripulação recentemente, mas ambos os adversários merecem respeito”, afirma Dottori. O Campeonato Brasileiro de C30 chega à sexta edição, tendo como tetracampeão o Loyal (Marcelo Massa) e a vitória inédita do Zeus em 2016.

Estão previstas seis regatas para a classe C30 durante os quatro dias de competição, sendo uma prova de percurso na abertura do evento e as demais no formato barla-sota (entre duas boias). A confirmação do programa dependerá das condições do vento a ser analisada pela Comissão de Regatas (CR) a cada dia. Além da C30, o Circuito de Santa Catarina reunirá as classes ORC, IRC, RGS, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos.

Campeonato Brasileiro de 2016
1. Zeus Sailing Team
2. Katana
3. Caballo Loco

Semana de Vela de Ilhabela de 2016
1. Katana
2. Zeus Sailing Team
3. Caiçara

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NX Boats e Suassuna Fernandes conectam os universos náutico e imobiliário através da Pininfarina

    Colaboração estratégica reúne engenharia, design, condições comerciais exclusivas e experiências para clientes das duas marcas, e inclui uma edição especial da NX 44 Fly nas cores do Suassuna Design by Pininfarina

    Real 45 Luxury surpreende nas vendas e já tem encomendas até setembro de 2027

    Lançada no São Paulo Boat Show 2026, lancha da Real Powerboats registra alta procura e tem toda a produção vendida até o próximo ano

    Conheça o Riva 54Metri, maior embarcação já feita pelo estaleiro

    Riva 54Metri foi a atração principal do Monaco Yacht Show 2026, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de setembro

    Ferrari revela como será a base do Hypersail no estaleiro da Azimut, na Itália

    Espaço em Livorno concentrará os trabalhos em terra e os testes na água do Hypersail, primeiro barco da Ferrari

    ‘É um sonho’: empresária ganha primeira lancha em sorteio do São Paulo Boat Show 2026

    Conheça a ganhadora da Focker 188 Joy equipada com motor Yamaha de 90 hp